segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Varejo investe mais no segundo semestre

Embora historicamente os varejistas concentrem a abertura de lojas no segundo semestre, a crise exacerbou esse movimento, já que as empresas estavam ainda mais cautelosas. A Lojas Americanas, que divulgou lucro líquido de R$ 6,8 milhões no acumulado dos seis primeiros meses do ano, ante prejuízo de R$ 2,4 milhões no mesmo período de 2008, ampliou a inauguração de unidades previstas inicialmente.

No primeiro trimestre, a rede abriu quatro lojas, e a previsão era fechar o ano com outras quatro. Entre abril e junho, não houve inaugurações. Hoje, Roberto Martins, diretor da companhia, disse que a rede deve terminar este ano com até dez novas lojas. Para 2010, a estimativa inicial é de 50 unidades. A empresa prepara um projeto de expansão para os próximos três anos e vai pedir financiamento ao BNDES.

O Grupo Pão de Açúcar, que também divulgou balanço nesta semana, reiterou a previsão de investimentos, apesar das despesas com a compra do Ponto Frio. Dos R$ 750 milhões em 97 novas lojas, foram gastos, até junho, só R$ 193 milhões em nove unidades.

De olho no cenário mais favorável, a Lojas Colombo chega à capital paulista na quarta-feira, com a abertura de uma loja no shopping Anália Franco. A rede tem 360 unidades, sendo 86 no interior paulista. A empresa aposta no formato "premium", com produtos sofisticados.

Fonte: Caderno Negócios Diario do Nordeste

Nenhum comentário: