quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Indústria sai lentamente da recessão

PIOR SEMESTRE DESDE 1976

A produção industrial brasileira registrou queda de 13,4% no primeiro semestre, apesar da alta de 3,4% de abril a junho

Abalada pela crise, a produção da indústria brasileira caiu 13,4% no primeiro semestre deste ano, o pior índice da série histórica do IBGE iniciada em 1976. Mas o setor já sinaliza uma recuperação nos dados mensais mais recentes, sob impacto da desoneração tributária, do consumo doméstico aquecido e de uma pequena melhora nas exportações.

Após dois trimestres em queda, a indústria cresceu 3,4% de abril a junho na comparação livre de influências sazonais com o primeiro trimestre de 2009. O dado, dizem especialistas, mostra que o setor saiu da recessão. De maio para junho, também na taxa sem influências sazonais, houve expansão de 0,2% -menos do que o 1,2% de maio. Foi o sexto mês consecutivo de crescimento na base de comparação, segundo o IBGE. Em relação a junho de 2008, a queda foi de 10,9%.

A melhora no trimestre não compensa a queda causada pela crise. Desde o colapso em setembro de 2008 até junho de 2009, a produção acumula perda de 13,6% -o tombo foi de 20% em dezembro.

Para Isabela Nunes, gerente do IBGE, a indústria vive uma fase ´lenta e gradual´ de recuperação, num ritmo de produção bem mais moderado do que em 2008. Na crise, a produção voltou aos níveis de 2006. ´Há uma retomada, mas o nível de atividade não decolou ainda´, diz Leonardo Melo, do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada).

Para Nunes, o dado de junho sinaliza o início da reação dos investimentos, centrado em máquinas para energia elétrica, informática, caminhões e construção civil. E apesar da perspectiva melhor para o segundo semestre, só em 2010 a indústria voltará a produzir no ritmo pré-crise, diz Marcela Prada, da Tendências.

Por: Caderno Negócios Diario do Nordeste

Nenhum comentário: