sexta-feira, 14 de agosto de 2009

O poder da embalagem

Cores mil, design diferenciado ou famosos personagens estampados. Mais que abrigar produtos, as embalagens hoje encerram verdadeiras estratégias de marketing para atrair e fidelizar o consumidor

Entre tantas cores e formatos que saltam aos olhos de quem passeia entre as prateleiras dos supermercados, elas têm que ser imponentes, convidativas, sedutoras. Sozinhas, as embalagens assumem a responsabilidade não só de chamar a atenção, mas o bolso, as mãos, o carrinho e, de quebra, a fidelidade de quem paga. Nesse jogo de sedução, o apelo de personagens carismáticos estampados nos pacotes e frascos tem convencido muita gente.

Se as campanhas publicitárias atraem os consumidores até os pontos de venda, são as embalagens dos produtos que, muitas vezes, determinam escolhas na hora da compra. “A importância da embalagem é a mesma da roupa para as pessoas. Ela reflete quem você é. Assim, a embalagem esconde e revela o produto, numa dualidade que transcende a questão da compra”, explica o publicitário Eduardo Odécio, da Síntese Comunicação e Marketing.

Dessa forma, as embalagens abrigam - além de produtos, claro - verdadeiras estratégias de marketing. Percebida como ponto de contato direto com o consumidor, ela estampa jogos, informações nutricionais, promoções e brindes que agregam ainda mais valor ao produto. Agora, uma jogada infalível (se bem explorada) é a utilização de personagens próprios ou licenciados que mexem com o emocional das pessoas.

Personagens

Não é raro vermos uma criança implorando à mãe pelo macarrãozinho da Turma da Mônica ou pelo xampu do Bob Esponja. Ou ainda quem escolha levar o amaciante com um ursinho fofo no pacote em vez do outro com a simples logomarca impressa. Segundo o diretor da Packing Design, o personagem empresta sua reputação à marca, sendo indiscutível o poder apelativo deles, principalmente, com o público infantil.

Mas o diretor ressalta a importância de se criar ou adotar personagens que interajam com o consumidor, seja nas campanhas publicitárias, seja em ações de interatividade na internet, por exemplo. “A internet é uma ferramenta muito legal para se trabalhar personagens. A (marca de cereais) Kellogg’s sempre trabalhou muito bem o tigre Tony, com jogos no Internet e comercias na TV”, exemplifica Vardo.

Para o diretor, o apelo por personagens vêm crescendo no ramo de cosméticos, mas o setor alimentício é o que mais explora essa estratégia, principalmente os licenciamentos. A Fábrica Estrela é o mais novo exemplo. “Transferimos a credibilidade de nossos 63 anos de existência aos produtos da marca, que têm agora personagens da Disney nas embalagens”, revela o gerente de gerente de comunicação e marketing da marca, Adriano Vasconcelos.

De acordo com o gerente, o redesenho das embalagens aliado as campanhas institucionais na televisão objetiva o reposicionamento da marca no mercado, buscando aproximá-la do consumidor. “Por isso escolhemos personagens como os High School Musical, do filme Carros e Toy Story. Eles promovem essa aproximação justamente por estarem em outros momentos da vida das pessoas: no cinema, na televisão, em momentos de diversão”, explica Vasconcelos.

As mais lembradas

1. Embalagem do amaciante Fofo

2. Toddynho. Foi o segundo mais lembrado

3. Leite Moça

Por: Luar Maria Brandão

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