quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Bancos vão implantar nova modalidade de pagamento

Através do Débito Direto Autorizado (DDA) será possível acessar eletronicamente os boletos de cobrança

Bancos colocam em operação, no próximo dia 19 de outubro, o Débito Direto Autorizado (DDA), serviço eletrônico para facilitar o controle e o pagamento de boletos de cobrança dos clientes. Por esse instrumento, será possível acessar eletronicamente os boletos de cobrança, dispensando o recebimento de boletos impressos. O diretor setorial de Serviços Bancários da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Iézio Ribeiro Sousa, diz que o DDA é uma forma prática e segura das pessoas e empresas controlarem as finanças. O cliente já pode procurar seu banco para obter informações sobre o cadastramento.

O sistema não tem similar no mundo. Por isso, tem despertado o interesse do setor bancário de outros países. A federação já apresentou o DDA em eventos do setor nos Estados Unidos, Itália e na América Latina. “Em alguns países existem sistemas parecidos, mas em nenhum deles há um sistema que integra todos os bancos do país inteiro. Por isso o DDA tem chamado muito a atenção no exterior”, afirma o superintendente da Câmara Interbancária de Pagamentos (CIP), Joaquim Kiyoshi Kavakama.

A Febraban explica que o DDA não é um débito automático. Porém, a exemplo do que ocorre com os boletos impressos, o cliente poderá solicitar o débito automático para quitar qualquer um dos compromissos acessados pelo DDA ou postergar esse pagamento. A entidade considera que o novo serviço traz uma série de vantagens para o cliente pessoa física ou jurídica que vai pagar a cobrança (sacado) e para o que a emite (cedente). Para o sacado, os benefícios incluem a maior facilidade de controle dos boletos a pagar, redução de documentos para manusear - em especial no caso das empresas - e certeza de recebimento de boletos dentro do prazo esperado. Para o cedente, será possível ter maior controle do fluxo das cobranças emitidas e há garantia de entrega dos boletos. O DDA também contribui para tornar as operações mais sustentáveis, pois pode evitar o uso anual de 1 bilhão de litros de água.

Por: Artumira Dutra

Nenhum comentário: