terça-feira, 11 de agosto de 2009

Mais da metade dos brasileiros não inova

58% dos profissionais dedicam-se a realizar as tarefas e serviços já planejados e a entregar os resultados, e apenas 9% se sentem mais motivados a inovar nas empresas, segundo levantamento realizado pela consultoria Felipelli

Mais da metade dos profissionais brasileiros se preocupa, basicamente, em executar tarefas previamente definidas. Eles não se dedicam a inovar ou sugerir melhorias criativas para as empresas. Segundo uma pesquisa realizada pela consultoria Felipelli, 58% dos brasileiros valorizam apenas a realização de tarefas, serviços e projetos para entregar os resultados já esperados pela chefia. Esses profissionais são pessoas racionais, organizadas e orientadas para a execução das tarefas.

De acordo com o levantamento, para o qual foram entrevistados 700 profissionais em todo o país, somente 9% dos entrevistados são abertos a novas idéias e procuram inovar nas operações em que estão envolvidos. Na avaliação de Ricardo Rabello, diretor da área de avaliação e diagnósticos da Fellipelli, o foco em resultados pode ser uma conseqüência da maior competição que o mundo corporativo tem enfrentado com a crise econômica. Em tempos difíceis, as empresas focam apenas a realização de resultados imediatos e acabam valorizando mais os profissionais que têm esse perfil, segundo o executivo.

Rabello salienta, entretanto, que uma empresa deve sempre buscar o equilíbrio entre os papéis a serem exercidos pelos funcionários. Ou seja, não basta para uma empresa ter empregados inovadores ou executores. É necessário dispor de profissionais que cumpram os oito papéis essenciais em uma equipe de alta performance: consultoria, inovação, promoção, desenvolvimento, organização, produção, inspeção e manutenção (veja a definição no quadro abaixo).

O diretor da empresa, especializada na avaliação profissional, explica que a pesquisa foi realizada com base em um instrumento que identifica os papéis preferidos pelas pessoas no desempenho das suas funções. Enquanto os papéis produção (24%) e organização (34%) somaram os 58% dos entrevistados, apenas 9% dos profissionais são abertos a novas idéias e procuram inovar as operações. Esse grupo é representado pelos perfis consultoria (3%) e inovação (6%). O levantamento também mostrou que há poucos profissionais orientados para questões humanas e para o impacto social das decisões, característicos dos perfis manutenção (2%), consultoria (3%) e inspeção (4%).

Os colaboradores que têm predileção pelas funções manutenção e inspeção, são também introspectivos, mais reflexivos e voltados para o ambiente interno da organização. Por atuarem nos bastidores, verificando a consistência dos processos e os padrões de qualidade, estes profissionais podem ter menos visibilidade no ambiente corporativo. Já os consultores normalmente são pessoas preocupadas com a coleta de informações, e procuram ouvir as necessidades dos clientes, sejam eles internos ou externos.

Veja abaixo os diferentes perfis existentes dentro das empresas e descubra em qual deles você se encaixa.

Qual é o seu papel na empresa?

Manutenção
Define, implementa, comunica e reforça a prática de: propósito, compromisso, princípios, visão, responsabilidade social, políticas e valores da organização

Consultoria
Coleta informações, avalia, entende, aberto a novas idéias, define e pergunta as questões adequadas

Inovação
Diverge, avalia possibilidades, apóia mudanças, inova, desafia o “status quo”, conecta idéias com necessidades e necessidades com idéias

Promoção
Influencia, convence, explica, impressiona, identifica aliados, vende internamente e externamente e constrói a imagem

Desenvolvimento
Testa, analisa, converge informações, identifica valor, define riscos e avalia recursos

Organização
Estrutura, planeja, agenda, mapeia, estabelece sistemas e processos e gerencia recursos

Produção
Implementa, operacionaliza, finaliza, realiza, garante eficácia e eficiência

Inspeção
Especifica, define indicadores de sucesso, pratica “feedback”, confere, assegura qualidade, garante lealdade aos padrões de eficiência e audita

Fonte: Felipelli

Por Karla Spotorno

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