terça-feira, 4 de agosto de 2009

Metade dos principais executivos se aposentará nos próximos sete anos

Apreensão em relação à perda de conhecimento no momento da aposentadoria é crescente nas companhias

Um cenário assustador para as empresas ao redor do mundo. Nos próximos sete anos, metade dos executivos em posição de liderança estará aposentada. A situação coloca uma questão: há líderes prontos para assumir o comando? Com isso em vista, muitos profissionais reavaliam agora sua carreira e seus planos de aposentadoria, aponta a pesquisa Executive Quiz, realizada pela Korn/Ferry Institute com executivos de mais de 70 países.

O estuda mostra que a maioria deles, 52%, pretende adiar os planos de aposentadoria para depois dos 64 anos. O resultado é 8% superior ao registrado em 2004. O Quiz também revela que 63% dos líderes, 73% no caso dos brasileiros, pretendem estender sua atuação profissional por mais tempo do que o planejado há três anos.

A pesquisa também mostra apreensão crescente nas companhias em relação à perda de conhecimento acumulado pela atual geração de executivos no momento de suas aposentadorias. Para 41% dos entrevistados, há um crescimento considerável da preocupação de perda de capital intelectual crítico para o sucesso das empresas. Esse percentual é 7% maior do que em 2004. No Brasil, 54% dos executivos estão igualmente preocupados.

"Observamos que a questão da sucessão está na 'agenda do dia' dos principais executivos das empresas. Porém, o tema ainda é tratado de maneira muito incipiente no Brasil", explica Fernanda Pomin, sócia diretora da Korn/Ferry. "Os impactos, entretanto, já são sentidos nas empresas brasileiras. Por isso, é fundamental estar preparado para enfrentar o desafio de substituir um executivo chave, caso seja necessário", completa.

Turbulência econômica
O Quiz constatou que a preocupação com a sucessão é anterior ao impacto da crise financeira internacional. Pouco mais da metade dos executivos entrevistados (52%) afirmaram que a crise não afetou seus planos de aposentadoria. Para os brasileiros, esse índice chega a 60%.

No entanto, em relação aos programas de aposentadoria oferecidos pelas empresas, o estudo mostra uma apreensão crescente. Cerca de 60% dos entrevistados não estão seguros de que serão atendidos por um programa de benefícios adequado. No Brasil, 46% partilham da mesma insegurança. Na comparação com os dados de 2004, há aumento de 6%.

Os resultados do Executive Quiz são baseados numa pesquisa mundial com os executivos registrados no Executive Center online da Korn/Ferry Institute. Nesta edição, realizada entre abril e maio deste ano, participaram 1.928 profissionais dos mais diversos setores.

Por: Época NEGÓCIOS Online

Nenhum comentário: