quinta-feira, 9 de julho de 2009

Varejo Investe no Sustentável

As redes de supermercados investem pesado em ações de sustentabilidade que estimulam mudanças.

A necessidade de mudar hábitos de consumo para a garantia da sustentabilidade da própria raça humana é inquestionável. Mas a mudança efetiva ainda carece de estímulo. No que depender das grandes redes de supermercados, até que os investimentos são consideráveis, a começar pela oferta de sacolas retornáveis. Mais recentemente, houve o repúdio à carne produzida com o desmatamento da Floresta Amazônica.

Mas o consumidor ainda precisa tomar atitudes concretas. A prova disso é que, numa manhã inteira em supermercados de Fortaleza, a equipe do Diário do Nordeste só encontrou duas pessoas utilizando sacolas retornáveis: a aposentada Maria Amélia Cardoso, 70 anos, que as utiliza há três meses; e a dona-de-casa Tatiane Silva Prata Pereira, de 35 anos, adepta há seis meses.

O Programa Caras do Brasil, lançado em 2002, pela Rede Pão de Açúcar, incentiva a produção de produtos de manejo sustentável, promovendo crescimento econômico com a premissa de gerar renda às populações menos favorecidas e estimular o consumo consciente. Hoje participam 87 comunidades, com 40 mil pessoas beneficiadas e mais de 300 itens expostos em 37 lojas. São alimentos e artesanato, incluindo têxteis e peças decorativas.

Contra o desperdício, o Grupo realiza, desde 1995, doações que beneficiam 600 instituições assistenciais. Em parceria com fornecedores, são doados excedentes de frutas, legumes, verduras e produtos de mercearia. Uma equipe separa as mercadorias que, embora não apresentem condições ideais de exposição em loja, estão próprias para consumo. Já foram doadas 23 mil toneladas de alimentos.

No último ano, houve avanço na gestão ambiental, com melhoria no controle do consumo de água e energia; e redução no volume de resíduos e destinação adequada, explica Lígia Korkes, gerente de responsabilidade socioambiental.

Por: Maristela Crispim - Diario do Nordeste

Nenhum comentário: