quarta-feira, 8 de julho de 2009

Cuide Bem do seu Networking

Entrevisva com Carlos Alberto Julio, presidente da TECNISA, uma das mais bem sucedidas Incorporadora Imobiliária brasileira. Julio é um executivo “sui generis” pela rica diversidade de suas atividades. Reconhecido como um dos melhores palestrantes do Brasil, professor da FGV, USP e ESPM, é também um consagrado autor. Publicou alguns bestsellers dentre os quais REINVENTANDO VOCÊ, a ARTE DA ESTRATÉGIA, a MAGIA DA NEGOCIAÇÃO e mais recentemente o SUPERDICAS PARA VENDER E NEGOCIAR BEM.
Antes de dirigir a Tecnisa, Julio presidiu a Polaroid Brasil e junto com o José Salibi e Marcos Braga, liderou a HSM — empresa multimídia do management, considerada a melhor do mundo em educação executiva. Aproveitem bem as ideias e provocações do Carlos Alberto Julio. Enfim, ele é o que se pode chamar do “PROFISSIONAL MULTICOMPETENTE” do Século XXI.

1) Quais os maiores sonhos e pesadelos dos lideres empresariais brasileiros?
Nos últimos 29 anos como professor na área de negócios, presidente de empresa e estudante do tema liderança, tenho observado que os sonhos dos lideres empresariais não sofrem grande mutação. De tempos em tempos eles são recorrentes. Um dos maiores sonhos de todo líder é manter a empresa saudável, sustentável e fazê-la crescer. Isto significa que a maior preocupação é de desenhar e executar com eficiência e rapidez uma estratégia sustentável de crescimento. Esse tem sido o maior sonho de todo líder no que diz respeito aos negócios. Do outro lado do escopo, a luta pelo equilíbrio entre trabalho x família, trabalho x vida social, trabalho x saúde física, mental e espiritual tem sido a meta a ser atingida. Poucos conseguem, o que é muito triste. Quando aos pesadelos, tenham visto lideres demasiadamente preocupados com fracassos financeiros e com o que fazer com a vida pós trabalho.

2) Na sua opinião, no segundo semestre de 2009, qual será o comportamento da economia brasileira?
Os dados todos indicam que haverá uma melhora nos índices de recuperação do emprego e do crescimento da economia. Acredito que temos um pais com tantos gaps, tantas necessidades que passaremos por momentos de crescimento sustentável por muitos anos. As empresas mais atentas, com os profissionais mais preparados, sairão na frente, crescerão mais e continuamente. Sou otimista, é verdade, mas tenho um cem números de dados para afirmar que atravessaremos alguns anos de muita prosperidade.

3) Se você fosse escrever uma Carta a um jovem líder, quais as 3 principais mensagens que daria?
Em sala de aula acabo respondendo com freqüência a essa pergunta e sempre digo que uma base acadêmica sólida ajuda muito, logo, estudar em boas escolas é fundamental, segundo, é muito importante cuidar do seu networking. Ter um bom networking não significa nomes de pessoas importantes, mas sim relacionar-se com profundidade com quem você respeita, ouve, aprende e se faz útil. Por fim, já que são só 3, acho que uma atitude positiva em relação a vida, valores, como ser positivo, ter vontade de fazer, vencer, de estar em equipe, ajudar e ser ajudado, é fundamental, pois ninguém vence sem lutar e lutar em equipe é muito mais fácil.

4) Que lições de Liderança tirar desses momentos de crise e incerteza?
Crise é só uma mudança mais aparente, noticiada e comentada. O importante é saber que o melhor momento para crescer é em tempos de crise, pois quando todos se encolhem, temos a chance de mostrar nossa atitude, vontade, criatividade e capacidade de crescer. A crise está no olhar. Quem olha para ela com pessimismo só vê ameaças, já que olha para ela com um olhar otimista, encontrará uma porção de oportunidades.


Por César Souza - Líder na Prática - Época Negócios

Nenhum comentário: