terça-feira, 14 de julho de 2009

O mito da “crista da onda”

Empresas só são inovadoras mesmo, por períodos relativamente curtos, findos os quais duas coisas acontecem: ou elas morrem ou ficam “tocando a bola” para o lado. A literatura de negócios diz: “eis aqui o segredo para ficar na crista da onda para sempre”. Eu digo:ninguém pode ficar na crista da onda porque as leis da inovação não permitem. Portanto, é a capacidade de voltar à crista da onda que se deve buscar,não a permanência lá.

Leis da inovação? Continue lendo. A DELL ficou 20 anos(15?) na “crista” com um modelo de venda direta que foi uma sensação enquanto durou. Durou até que a HP tomasse o lugar dela e, agora, a DELL vende também via canais tradicionais (como supermercados) para tentar voltar á crista .É a vida. A DELL não escorregou da crista porque ficou arrogante.

Empresas escorregam da crista da onda porque não conseguem processar todas as informações de mercado a tempo de poderem agir preventivamente. É uma dificuldade física.Computacional. Há inputs demais a serem processadas, e não há empresa que tenha capacidade de processamento suficiente para,digamos,”computar mercados”. É isso que as faz cair. Elas têm que cair .

Além da dificuldade técnica, barreiras comportamentais INEVITÁVEIS também impedem a computação correta:os vièses humanos impedem a tomada de decisão que evitaria o escorregão, mesmo quando a informação é computável. Dá para eliminar os viéses? Não. Só se você deixar de ser humano. Não se trata de um defeito a ser eliminado,trata-se da matéria prima que molda a natureza humana.

Diante disso tudo então, qual seria a recomendação para quem quer dirigir bem uma empresa?

Por: Clemente - Época Negócios

Nenhum comentário: