segunda-feira, 22 de junho de 2009

Plano de Mercado reduz perda de oportunidades

Ferramenta leva a empresa a analisar melhor o seu ambiente de negócios e aprimorar o conhecimento do seu espaço no mercado.

O Plano de Mercado é uma poderosa ferramenta de gestão para as empresas, especialmente as de menor porte. Mas, infelizmente, esse instrumento indispensável para o sucesso nos negócios é muito pouco utilizado nas pequenas empresas, resultando em uma gestão mais movida pela improvisação do que por uma trajetória planejada de inserção no mercado. Pela falta do plano, muitas empresas desperdiçam oportunidades ou não confirmam todo o potencial de crescimento que têm.

A utilização do Plano de Mercado leva a empresa a analisar melhor o seu ambiente de negócios e a aprimorar o conhecimento do seu espaço no ambiente econômico, podendo assim tomar as decisões mais apropriadas quanto aos seus produtos e serviços, preços, canais de comercialização, pontos-de-venda e promoção junto aos clientes.

As etapas de um Plano de Mercado seguem uma lógica racional de gestão: planejamento, execução, monitoramento e avaliação, o famoso PDCA (em inglês: plan, do, check, act). Na elaboração do planejamento, os componentes principais são a análise do ambiente, o conhecimento do espaço da empresa dentro do mercado, a avaliação do composto de produtos, dos pontos de venda e dos canais de comercialização e a definição das estratégias e das metas dentro de um cronograma que permita seu acompanhamento durante a execução. Depois é ir monitorando, medindo os resultados, ajustando e tomando decisões em busca do melhor desempenho.

Um exemplo internacional dessa ferramenta em formato eletrônico é um programa desenvolvido pela Palo Alto Software, nos Estados Unidos, denominado Marketing Plan Pro. O software vem conquistando um enorme sucesso de utilização pelas pequenas empresas daquele país.
O propósito do Sebrae é popularizar o uso desse instrumento de gestão. A meta é que dezenas de milhares de micro e pequenas empresas utilizem essa facilidade em todo o Brasil. Para tanto, baseado em experiências já existentes e em inovações que a tecnologia de informação e da comunicação nos permite, pretendemos disponibilizar o Plano de Mercado tanto de forma presencial quanto a distância, no conceito "faça você mesmo". A estratégia é licitar nacionalmente uma solução ajustada às condições brasileiras, valendo-se do benchmarking dessa ferramenta.

No mundo atual dos negócios, onde a competição pelos mercados é acirrada, torna-se necessário possuir armas para sobreviver e crescer. O Plano de Mercado é uma dessas armas de ataque e de defesa. Numa crise coexistem dificuldades e oportunidades no mercado. Uma empresa mais bem posicionada, e que utilize ferramentas importantes de auxílio à gestão, poderá conquistar importantes espaços no mercado, mesmo nesses momentos de turbulência.

Por: Luiz Carlos Barboza - Diretor técnico do Sebrae Nacional

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