segunda-feira, 15 de junho de 2009

Caixa reduz juros de dez modalidades de financiamento para empresas

A Caixa Econômica Federal anunciou na tarde da terça-feira (9), em Brasília, a redução da taxa de juros de dez modalidades de financiamento para pessoa jurídica. No GiroCaixa, por exemplo, a redução da taxa máxima chega a 16,42% para o segmento de micro e pequena empresa. Esta é a sexta vez no ano que o banco reduziu taxas das operações comerciais. Os novos valores passarão a vigorar a partir da segunda-feira (15) em todas as agências bancárias da Caixa.

“Analisando o comportamento das curvas de juros futuras, a Caixa resolveu reduzir as taxas de vários produtos”, destaca o vice-presidente de Finanças da instituição, Márcio Percival. Ainda segundo ele, as novas taxas irão contribuir para a expansão do crédito e do consumo, medidas necessárias para a retomada dos níveis de crescimento, emprego e renda. A Caixa também anunciou a redução de juros de oito linhas voltadas para pessoa física.

Saiba quais foram as modalidades contempladas e suas novas e atuais taxas cobradas ao mês, respectivamente. São elas: Cheque Empresa Caixa, 6,29% e 6,33%; Cheque Empresa Caixa – micro e pequena empresa, 5,23% e 5,28%; Cheque Empresa Caixa – Folha de Pagamento, 5,09% e 5,13%; Cheque Empresa Caixa - caução dep/aplic fin, 4,78% e 4,82%; Cheque Empresa Caixa - unidade lotérica, 3,42 e 3,47%; Girocaixa pos/price PV, 2,80% e 3,35%. Também foram contempladas o Girocaixa, 2,58% e 2,72%; Girocaixa Empréstimo Locação pv, 1,40% e 1,57%; Girocaixa Empréstimo Locação sr, 1,26% e 1,43%; e Girocaixa Fácil, 2,57% e 2,64%.

Para a presidente da Caixa Econômica, Maria Fernanda Ramos Coelho, o banco vem se mantendo com as menores taxas de juros do mercado. “Nossa atuação aponta claramente que estamos cumprindo nossa missão de banco público, ampliando a oferta de crédito e reduzindo os juros com sustentabilidade”, afirma.

Para o gerente da Unidade de Acesso a Serviços Financeiros, Alexandre Guerra, os juros no Brasil ainda são muito caros. “Os juros permanecem altos, porém, mas estamos conseguindo caminhar com reduções gradativas. Cabe ao Banco do Brasil e a Caixa Econômica liderarem esse movimento de redução de juros”, disse Alexandre. Segundo ele, o ideal seria, que a redução das taxas bancárias fossem, no mínimo, equivalente à redução da taxa Selic, o que ainda não acontece no País.

Tratamento diferenciado
Presentes em todos as unidades da Federação, com cerca de 800 pontos de atendimento, sob a perspectiva de atuação nos projetos coletivos setoriais, o Sebrae apóia 2.159 projetos em todo o território nacional. A Caixa é parceira em 63 desses projetos, em 18 unidades federativas (AL, BA, CE, DF, ES, GO, MA, MG, MS, MT, PB, PI, PR, RJ, RO, RN, SE e TO).

Em junho de 2008 as duas instituições firmaram parceria, por meio de convênio guarda-chuva de cooperação técnica. O acordo visa à realização de diversas ações pra a ampliação do acesso ao crédito e aos serviços financeiros pelas micro e pequenas empresas, bem como o aumento de intercâmbio de informações, cooperação e outras atividades correlatas.

Em 2007, a Caixa passou a ter uma Superintendência Nacional (Sumpe), vinculada à vice-presidência da Pessoa Jurídica (Vipju), criada exclusivamente para desenvolvimento de produtos e estratégias para micro e pequenas empresas. Seu modelo de gestão de clientes prevê que pequenas empresas são aquelas com faturamento de até R$ 7 milhões. Atualmente, mais de 90% dos seus 741 mil clientes faturam até R$ 2,4 milhões. Esse dado mostra a interface que a Caixa possui com o público do Sebrae.

Por: Regina Xeyla - Agência SEBRAE de Notícias

Faça seu comentário!

Nenhum comentário: