quarta-feira, 3 de junho de 2009

As marcas mais influentes do Brasil

Uma nova maneira de enxergar as marcas chega ao mercado. A consultoria Sart Dreamaker criou um ranking das 75 marcas mais valiosas do Brasil. Mas aqui não se trata de medir o valor financeiro delas, e sim, descobrir seu poder de influência na tomada de decisões e o quão emocionalmente conectados a elas estão os consumidores. Para os brasileiros, não há quem bata, nesses quesitos, Coca-Cola, Nestlé, Sadia, Natura, Rede Globo, Mc Donald’s, Adidas, Danone, O Boticário e Brastemp.



O ranking desenvolvido pela Sart, apelidado de BrandTouch, foi feito com base no Índice de Conexão Humana da Marca (ICHM). O indicador mede 34 pontos de conexão entre a marca e o consumidor, divididos em quatro dimensões: atenção, relevância, significado e confiança. O objetivo é medir a resposta emocional dos clientes. O índice varia de 1 a 100, sendo que a marca perfeita alcançaria 100 pontos. A consultoria analisou dados de 500 companhias para chegar às 75 mais influentes.

“Existe o que chamamos de ‘gut feeling’ em relação a algumas marcas. O conceito de que os homens tomam decisões absolutamente racionais não é verdadeiro. O racional explica, mas é o emocional que decide”, defende Gian Franco Rocchiccioli, CEO da Sart. “Em uma época de crise, como é a nossa, quanto mais alto for o ICHM de uma empresa, menos vulnerável ela ficará”, completa.


Quanto maior for o índice, maior será o poder de influência da marca, assim como a fidelidade do consumidor. Na hora de cortes no orçamento, por exemplo, produtos e serviços de empresas bem colocadas tendem a serem preservados.


O ranking foi feito a partir de 3.285 entrevistas com brasileiros de todas regiões do país, das mais diversas faixas etárias e classes sociais. Os entrevistados foram selecionados para representar um microcosmo da sociedade brasileira.


“O ranking mostrou algumas confirmações e algumas surpresas. O grupo de alimentos domina as primeiras posições. Por precisarmos de comida para viver, mesmo que inconscientemente, acabamos relacionando sentimentos de conforto às marcas do ramo”, diz Rocchiccioli.


Outro ponto que mostrou forte conexão com os consumidores foi a noção de brasilidade. As empresas nacionais ou que investem no Brasil destacam-se no ranking. “O brasileiro mostra ter orgulho do que é nacional”, fala o CEO. Entre as dez primeiras colocações, quatro são empresas nacionais.


Entre as grandes instituições financeiras, o Banco do Brasil (28) é o primeiro a aparecer, seguido por Itaú (40) e Bradesco (42). O primeiro banco estrangeiro da lista é o Santander, na 71ª posição.


Os meios de comunicação brasileiros também marcam forte presença. Rede Globo, Editora Abril, SBT, Record, UOL, IG e Terra aparecem entre as 75 marcas mais valiosas do país.

O ranking BrandTouch deverá ser publicado anualmente daqui para frente. Para o segundo semestre deste ano, a Sart prepara a publicação de um livro, abordando a metodologia e todos os pressupostos por trás da teoria de criação do ICHM.


Confira o ranking completo abaixo:

Posição - Empresa - ICHM
1 Coca-Cola 82.5
2 Nestlé 77.53
3 Sadia 75.13
4 Natura 73.59
5 Rede Globo 72.75
6 Mc Donald's 68.64
7 Adidas 67.36
8 Danone 67.19
9 O Boticário 65.79
10 Brastemp 65.21
11 Havaianas 64.32
12 Volkswagen 63.91
13 Samsung 63.89
14 Perdigão 63.03
15 Nike 62.25
16 Johnson & Johnson 62.32
17 Abril 61.99
18 Sony 61.89
19 Disney 60.70
20 Guaraná Antarctica 60.26
21 Carrefour 60.07
22 Mastercard 59.90
23 Petrobras 59.80
24 Avon 59.76
25 Fiat 59.72
26 Philips 59.41
27 Ford 59.15
28 Banco do Brasil 59.03
29 Motorola 58.97
30 Visa 58.58
31 Casas Bahia 57.55
32 Google 57.43
33 LG 57.06
34 Electrolux 56.65
35 Nokia 56.24
36 Vivo 56.12
37 GM 56.05
38 Amil 55.87
39 Claro 55.53
40 Itaú 55.34
41 Unilever 54.86
42 Bradesco 54.79
43 SBT 54.69
44 Lojas Americanas 54.58
45 Brahma 54.29
46 TIM 54.07
47 Microsoft 53.93
48 Gol 53.79
49 Varig 53.70
50 Medial Saúde 52.99
51 Consul 52.68
52 Wal-Mart 52.28
53 Pepsi 52.07
54 Record 52
55 Olympikus 51.54
56 UOL 51.36
57 Skol 51.25
58 Unimed 51.18
59 Ponto Frio 50.10
60 Embraer 49.91
61 Pão de Açúcar 49.76
62 TAM 49.63
63 HP 49.19
64 IG 47.60
65 Oi 47.53
66 Terra 47.40
67 Intel 47.18
68 Magazine Luiza 46.91
69 Votorantim 46.69
70 Itaipava 46.24
71 Santander 44.20
72 Vale 42.54
73 Gerdau 42.37
74 Apple 41.86
75 Nova Schin 37.96

*Fonte: Sart Dreamaker


Por Elisa Campos - Época Negócios



Faça seu comentário!

Nenhum comentário: