quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Indústria deverá repassar IPI ao consumidor

FIM DO ABATE NO IMPOSTO

A indústria automobilística não tem planos de absorver o aumento da alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), que começará a ser gradualmente restabelecida a partir do mês que vem. Segundo informou ontem o presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Jackson Schneider, é possível que as empresas adotem promoções para alguns modelos, "mas a lógica será a de repasse, pois quando houve a redução as empresas repassaram integralmente para os preços". Este é o último mês de corte integral da alíquota, reduzida a zero para modelos 1.0 desde meados de dezembro e à metade para modelos até 2.0. O corte representou reduções de 5% a 7% nos preços dos veículos. A partir de 1º de outubro, as alíquotas serão retomadas gradualmente até 1º de janeiro. Segundo cálculos do presidente da Fiat, Cledorvino Belini, até maio o governo deixou de arrecadar R$ 1,24 bilhão em IPI por conta da redução.

A queda, disse, foi compensada pelo aumento da arrecadação de PIS/Cofins, ICMS e IPVA recolhidos com a venda maior de veículos proporcionada pelo benefício.

Até sexta-feira, as montadoras somavam vendas de 239 mil veículos (incluindo caminhões e ônibus) no mês de agosto. Em julho, foram vendidos 285,4 mil veículos e, em agosto de 2008, 244,8 mil.

Fonte: Caderno Negócios Diario do Nordeste

Nenhum comentário: