segunda-feira, 21 de setembro de 2009

129 bancos aderiram ao DDA

Novo sistema de cobrança, que tem adesão voluntária, começa a funcionar em outubro

Pelo menos 99% da carteira de cobrança registrada no mercado financeiro já anunciou adesão ao Débito Direto Autorizado (DDA), de acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). O novo sistema de pagamento eletrônico começa a funcionar no dia 19 de outubro, e vai permitir ao titular de conta em qualquer banco o acesso eletrônico a diversos tipos de boletos de cobrança.

O cadastro para uso do novo sistema é voluntário e já começou a ser feito em algumas agências. Para aderir, o cliente precisa se cadastrar como sacado eletrônico e aguardar o início do funcionamento do sistema.

De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), além de aumentar a segurança e facilitar o controle de pagamentos por parte do cliente, o novo sistema vai gerar economia de papel e, consequentemente, resultar na diminuição de danos ao meio ambiente.

A expectativa é de que, em três anos, o sistema reduza pela metade a emissão de boletos de cobrança hoje, são processados anualmente 2 bilhões de boletos no País.

Comodidade

"Quando você imprime um boleto, a cobrança demora de cinco a oito dias para chegar ao cliente, e gera custos. Com o serviço digital, você economiza e elimina o risco de fraude", defende Lúcia Helena Rehder Junqueira, uma das coordenadoras do DDA. Segundo ela, o DDA incluirá inicialmente os boletos de cobrança (também conhecidos como ficha de compensação ou boleto de cobrança). Além das compras feitas em lojas, serão incluídas no sistema taxas de condomínio, mensalidades escolares e planos de saúde, entre outras. Somente na segunda fase do sistema, prevista para ser implantada em abril ou maio de 2010, os clientes que aderirem ao DDA poderão utilizar o sistema para quitar tributos ou serviços de concessionárias (água, luz e telefone). Uma terceira fase, ainda sem data para implementação, deve tornar o DDA ainda mais abrangente.

Custos

Ainda não existem estimativas de quanto será cobrado aos clientes que decidirem aderir ao DDA. O sistema, que foi desenvolvido com exclusividade pela Febraban, exige que os bancos invistam na adaptação de seus sistemas de cobrança.

No Banco do Brasil, os 10 mil clientes que se cadastraram para aderir ao DDA já começaram a utilizar as novas ferramentas de cobrança. Aqui no Ceará, são 585 pessoas, o que representa, de acordo com a assessoria de imprensa do Banco, R$ 1,4 milhão em boletos emitidos.

Também de acordo com a assessoria de imprensa do BB, os clientes que optam pelo DDA não tiveram qualquer custo. "Desde já, os clientes do BB podem também contar com o envio de mensagens via SMS (torpedo) para comunicar a apresentação de um novo boleto".

No Banco do Nordeste, onde o cadastramento de clientes ainda não começou, a expectativa é de que o DDA resulte na diminuição de gastos para bancos e clientes. "Essa nova sistemática vai reduzir custos", estima o gerente de produtos e serviços do BNB, Bruno Pena. "Quando todos os bancos tiverem o DDA, vai ser possível revisar tarifas que hoje são cobradas".

Fonte: Caderno Negócios Diário do Nordeste

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