sábado, 26 de setembro de 2009

BNB comemora 20 anos do FNE e pede mais recursos para o Nordeste

Em evento que comemorou a data, autoridades consideraram que o Fundo ainda é insuficiente para promover o desenvolvimento do Nordeste

O Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) comemorou 20 anos. O aniversário foi lembrado na manhã desta sexta-feira, 25, na sede do Banco do Nordeste do Brasil (BNB). O evento foi marcado pelo pedido de aumento dos recursos para a Região. Em 2009, serão investidos R$ 9,5 bilhões. Porém, o valor ainda é considerado insuficiente para a demanda do Nordeste, segundo o presidente do BNB, Roberto Smith.

O Fundo é a principal fonte de recursos para os empréstimos concedidos pelo BNB e sua criação foi assegurada na Constituição Federal de 1988.

A criação do FNE, em 27 de setembro de 1989, possibilitou ao BNB a concessão de R$ 56,3 bilhões em financiamentos. Micro e pequenos empreendedores receberam 41,8% dos contratos.

O crescimento do emprego das empresas financiadas pelo FNE chegou a 372%, de acordo com estudos do Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene).

Fonte: Redação O POVO Online

Nenhum comentário: