segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Está na hora de regularizar as dívidas

Para ter conforto nas compras de fim de ano, é o momento de rever despesas e recuperar capacidade de obter crédito

Até chegar dezembro, são quase três meses. Parece muito tempo para planejar gastos, mas quando menos se espera, as compras de fim de ano chegam e, junto com elas, o aperto no orçamento. A organização financeira a partir de agora é a sugestão de especialistas ouvidos pelo O POVO para chegar às compras do final de 2009 sem rodar na ciranda da inadimplência.

Honrar, ou pelo menos, regularizar as dívidas é o primeiro passo do planejamento. Quanto mais controle houver sobre os débitos, mais cômoda será a sanidade financeira até o fim do ano. “A melhor saída para as dívidas é não entrar em mais uma. Mas, no caso de já estar devendo, a dica é acumular em um lugar só”, sugere o presidente da Comissão de Direitos do Consumidor da Ordem dos Advogados do Brasil do Ceará (OAB-CE), Hércules Amaral.

Ele ensina ser necessário identificar o credor que tenha menor taxa de juros para acumular as dívidas. É importante priorizar as contas com juros maiores, na sequência: cartão de crédito, cheque especial, crédito pessoal, consignado, que tem a menor taxa. “É tomar um empréstimo para pagar o juro mais caro e ficar devendo menos”, explica Amaral.

E quando a inadimplência chega ao ponto da inclusão no cadastro de algum serviço de proteção ao crédito, como o SPC e a Serasa? Nesse caso, os credores – comércio, financeiras e bancos – do País inteiro têm acesso à lista e sabem os consumidores que estão com o nome “sujo”, portanto inapto a obter qualquer modalidade de crédito.

O secretário executivo do Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-CE), o promotor de Justiça João Gualberto, diz que o consumidor precisa, primeiramente, confirmar se está em algum cadastro de inadimplência. Para isso, pode consultar o Departamento de Atendimento ao Associado e Consumidor (Deacon), que funciona no horário comercial na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL-Fortaleza), na Rua 25 de Maro, 882, Centro. A consulta deve ser feita pessoalmente, com o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) em mão.

Depois, deve-se visitar o estabelecimento e regularizar a dívida, com o pagamento ou tentativa de validar novos prazo e valor, diz. Gualberto comenta que o comércio está aberto para a renegociação. Segundo ele, essa é a orientação dada pela CDL aos seus associados. A regularização da dívida se dá entre o cliente e o estabelecimento, o responsável pela inclusão do nome do devedor nos cadastros.

Ele lembra que, qualquer valor e a qualquer momento – depois do prazo de pagamento determinado pelo estabelecimento –, o nome do consumidor pode ser cadastrado no SPC. “Quando o lojista insere o nome, tem um prazo de 13 dias para a notificação chegar ao consumidor”, informa Gualberto.

Novo cálculo
O Procon-CE dispõe de serviço de cálculo para orientar o consumidor que pretende renegociar a dívida. São contadores que refazem as contas levando em consideração os valores acordados e o que já foi pago pelo cliente. João Gualberto explica que são retirados os encargos abusivos no cálculo. “Assim, o consumidor tem um parâmetro para negocias”, diz. Todos os dias, entre 20 e 30 pessoas procuram o órgão em busca deste serviço.

O secretário executivo recomenda chegar no Procon-CE às 6h30min para ter acesso a uma senha. Depois, passa por uma triagem até ser encaminhado para o setor de cálculos. É necessário estar com o contrato, boletos, porque é feito uma conta retroativa.

O Procon-CE fica na Rua Barão de Aratanha, 100, Centro. Fone: 0800.858001. Funciona de segunda a sexta, de 8 horas às 14 horas.

NÚMEROS

70 % DOS CASOS ASSUMIDOS PELO PROCON-CE SÃO RESOLVIDOS, INFORMOU O ÓRGÃO

30 PESSOAS PROCURAM O PROCON-CE POR DIA PARA RECALCULAR DÍVIDAS

13 DIAS É O PRAZO PARA O SPC ENVIAR A AO CONSUMIDOR NOTIFICAÇÃO DE DÍVIDA

30 % SALÁRIO É O VALOR MÁXIMO PARA SE ADQUIRIR O CRÉDITO CONSIGNADO

Por: Andreh Jonathas

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