segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Brasileiro não pensa em reduzir padrão de vida

No Brasil, há um grau surpreendente de otimismo em relação à segurança financeira e ao padrão de vida na fase da aposentadoria. 48% dos entrevistados que trabalham e 61% dos entrevistados aposentados não estão preocupados em ter condições de sustento financeiro no futuro e nem acham que seu nível de vida vai piorar.

Aposentadoria
No País, cada um dos quatro pilares (governo, empregador, a pessoa e a família) é visto como contribuinte para a renda de aposentadoria. Entretanto, o governo figura como o mais importante para a aposentadoria, enquanto que filhos/família, como o menos importante.

Muitos governos prometeram aposentadorias públicas generosas a partir dos 60 ou 65 anos, mas estas estão se tornando cada vez mais insustentáveis, na medida em que a expectativa de vida aumenta.

Falta confiança
No Brasil, 48% das pessoas ativas e 50% dos aposentados acreditam que os governos deveriam arcar com a maior parte dos custos financeiros na aposentadoria. Porém, a confiança de que estes são capazes de cumprir com essa obrigação é baixa: apenas 36% dos entrevistados na pesquisa acreditam que isso irá realmente acontecer.

Opção
As alternativas mais comuns adotadas pelos governos elevação de impostos, redução dos benefícios e pensões do sistema público ou aumento da idade de aposentadoria são rejeitadas no Brasil. Metade dos ativos e 40% dos aposentados acreditam que os governos deveriam, em primeiro lugar, incentivar a previdência complementar.

Legado
A maioria das pessoas quer deixar algo para seus filhos, mas isso não quer dizer dinheiro. Existe uma tendência clara para as pessoas escolherem valores menos tangíveis, que chamamos de perspectiva da vida, em detrimento de bens, como casa própria/patrimônio.Em geral, as mulheres têm maior probabilidade de querer que seus filhos herdem valores. Isso pode ser reflexo dos altos níveis gerais de vida e bem-estar entre os entrevistados (que vivem na zona urbana) no Brasil, que apontam a herança de bens materiais menos necessária

Herança
No País, 80% dos que trabalham querem que seus filhos herdem valores como: seu conhecimento (50%), sua religião (12%), sua maneira de dar/apoiar a comunidade (9%) e espírito/senso de humor (9%). Somente 20% querem transmitir a seus herdeiros bens materiais tais como: casa própria/patrimônio (14%), seu dinheiro (5%) e seu negócio/carreira (1%).

Entre os aposentados, 82% querem que seus filhos herdem valores como: seu conhecimento (50%), sua religião (14%), sua maneira de dar/apoiar a comunidade (12%) e espírito/senso de humor (6%).

Apenas 18% dos entrevistados querem transmitir a seus herdeiros bens materiais como: casa própria/patrimônio (15%) e seu dinheiro (3%). (SC)

Fonte: Caderno Negócios Diario do Nordeste

Nenhum comentário: