sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Economia deve recuperar-se mais cedo do que o previsto, diz OCDE


Para as economias do G7, a previsão é de uma retração de 3,7% neste ano, menos do que os 4,1% de queda estimados em junho para o mesmo intervalo. Na zona do euro, o Produto Interno Bruto (PIB) deve recuar 3,9% este ano, frente a um declínio de 4,8% esperado anteriormente

A Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) avalia que a economia mundial deve se recuperar da recessão antes do que o previsto, mas que o ritmo dessa retomada deve ser moderado por algum tempo.

"Os governos precisam continuar estimulando suas economias uma vez que o crescimento do desemprego e mercados imobiliários fracos seguem afetando a demanda privada. As taxas de juros atuais, excepcionalmente baixas, devem permanecer em vigor", observa a OCDE em documento divulgado nesta quinta-feira.

Para as economias do G7, a previsão é de uma retração de 3,7% neste ano, menos do que os 4,1% de queda estimados em junho para o mesmo intervalo. Na zona do euro, o Produto Interno Bruto (PIB) deve recuar 3,9% este ano, frente a um declínio de 4,8% esperado anteriormente.

No caso da Alemanha, a OCDE prevê contração de 4,8% em 2009, ou 1,3 ponto a menos do que a estimativa antecedente (-6,1%). Nos Estados Unidos, a entidade manteve o prognóstico de que a economia deve encolher 2,8%. Para o Japão, a projeção é de contração de 5,6%; antes, a estimativa era de uma retração mais acentuada, de 6,8%.

Piorou a expectativa para o desempenho da economia do Reino Unido - em lugar de uma queda de 4,3%, foi prevista agora contração de 4,7%.

Por: Valor On line

Deixe aqui o seu comentário!

Nenhum comentário: