sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Ficar rico é questão "de escolha"

Para tratar do tema “Como conquistar e manter sua independência financeira“, o consultor financeiro, professor e escritor Gustavo Cerbasi parte da ideia de que enriquecer é uma questão de escolha. E essa escolha passa por mudança de vida. Para chegar a esse ponto, ele convida as pessoas a sair da zona de conforto, da acomodação para, seguindo um método, construir a riqueza.

Ensina que o método se baseia na premissa simples de gastar menos do que se ganha. Mas como colocar isso na prática? Ele responde que o primeiro passo é conversar sobre dinheiro de forma positiva.

Segundo o especialista em finanças, que participou ontem em Fortaleza da Jornada de Líderes, não se deve deixar de sonhar por causa dos obstáculos e desafios. “Eu procuro dar aos sonhos o mesmo peso que o plano de saúde, por exemplo, tem no orçamento“, afirma. Depois da decisão vem a lógica de investir, com qualidade, a diferença.

Cerbasi considera que, ao contrário do que se pensa e diz por aí, a dica não é cortar gastos acabando com lazer e todas as atividades que dão prazer. “A qualidade de vida deve estar sempre em primeiro lugar“, defende. Na opinião do consultor, é preferível simplificar alguns hábitos de vida.

Nesse caso, ele avalia que para uma família que está em dificuldade financeira é melhor cortar grandes gastos do que sair procurando supérfluos. Ou ainda deixar de andar na moda ou sair da academia de ginástica. “Eu sugiro tentar cortar grandes gastos como mudar de moradia ou de carro“, diz, considerando que essas escolhas mais trabalhosas e marcantes provocam mais efeito que cortar o cafezinho. A lógica é simplificar gastos.

Fonte: Caderno Negócios Jornal O Povo

Nenhum comentário: