domingo, 1 de novembro de 2009

Natal, época de ganhar dinheiro

Não dá para escapar dos gastos extras do fim do ano: presentes, ceia... E se tem quem compre, tem quem venda

Começou novembro e oficialmente o fim do ano chegou. As lojas começam a se preparar para a melhor época de vendas do ano e os consumidores já fazem as contas de tudo que vão gastar no encerramento de 2009. Na lista geralmente estão o presente de amigo secreto da empresa, a lembrança dos clientes e colaboradores, a decoração da casa, e, para muitos, toda a programação de férias. Isso sem falar dos tradicionais gastos para a festa do Natal e para a comemoração de Réveillon.

Mas nem só de gastos é feito o fim do ano. Quem quiser aproveitar a época para faturar mais e garantir um bom início de 2010 pode se preparar e apostar em trabalhos sazonais. As lojas reforçam as equipes de vendas contratando funcionários temporários que muitas vezes conseguem com essa oportunidade a chance de um trabalho fixo para o ano seguinte. Também são reforçados os quadros de fábricas e de pequenas empresas que produzem artigos natalinos. Mas são as pessoas que trabalham por conta própria que arregaçam as mangas e garantem a mesa farta na hora da ceia.

A injeção de recursos do 13º salário, somada a um certo ``espírito natalino`` que deixa as pessoas mais sensíveis, torna o fim do ano o período ideal para quem quer gastar e também para quem quer faturar. A expectativa é que sejam injetados na economia de Fortaleza cerca de R$ 456 milhões até o dia 20 de dezembro, data limite para pagamento da segunda parcela do benefício dos servidores públicos estaduais e municipais, além de aposentados e pensionistas.

Isso significa que quem tiver produtos para vender ou serviços a oferecer pode apostar com a certeza de que haverá dinheiro circulando na praça. De acordo com as últimas pesquisas do Ministério do Trabalho e Desenvolvimento Social, os empresários já perceberam isso e começaram a contratar em setembro, mês em que o índice geral de empregos teve alta de 0,24%, sendo as lojas de departamento as que mais contrataram. De acordo com o presidente da Sindilojas, Cid Alves, a expectativa é que sejam contratados nos próximos três meses entre quatro mil e cinco mil pessoas para trabalhos temporários no comércio da capital cearense.

Por: Henriette de Salvi

Nenhum comentário: