quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Empresas partem na busca por novos talentos

PROGRAMAS DE TRAINEE

Com remuneração atraente, pacotes de benefícios e treinamento, empresas pretendem formar futuros líderes

Quem está concluindo a faculdade, ou tem até dois anos de formado, e deseja uma oportunidade para ingressar no mercado de trabalho com o pé direito deve ficar em alerta. Muitas empresas iniciaram a temporada de contratação de trainees para começar a trabalhar no ano que vem. A ideia é que após a conclusão do programa, de acordo com o desempenho, os contratados venham, no futuro, a ocupar posições estratégicas dentro dessas organizações.

Entre a regras impostas para participar dos processos seletivos constam domínio de informática; noções de inglês, ou até mesmo fluência; disponibilidade para residir em outros estados da Federação e um perfil antenado, realizador, inovador e com fortes habilidade interpessoais. Por outro lado, como recompensa, as empresas chegam a oferecer política de remuneração agressiva; assistência médica; seguro de vida; participação nos lucros e resultados; e uma bateria de treinamentos técnicos e comportamentais que prometem turbinar a carreira de quem for admitido.

Oferecendo desenvolvimento profissional, com percurso acelerado rumo aos altos níveis executivos da companhia, a TIM lançou o "Talentos sem Fronteiras", que vai recrutar 100 jovens a fim de prepará-los para assumir posições de liderança na empresa nos próximos anos. "A TIM acredita que o seu principal patrimônio é representado pelo valor das pessoas, pelas ideias inovadoras que podem trazer e pelo sucesso que elas fazem acontecer. Acreditamos que seja importante uma contínua fertilização das nossas competências com a entrada de jovens de talento", afirma Beniamino Bimonte, diretor de recursos humanos da TIM no Brasil.

Os candidatos serão selecionados nas melhores universidades do País, farão teste online, dinâmica de grupo, painel com gestores e entrevistas. A divulgação começa agora, mas a contratação está prevista para o início do próximo ano.

O programa tem duração de até três anos e será executado em etapas de desenvolvimento de carreira, com uma bolsa para formação em programas avançados de pós-graduação nas mais renomadas instituições de ensino no exterior, como, por exemplo, Harvard e Columbia University. O candidato deverá ter formação superior - no máximo, dois anos de formado -, inglês fluente e um perfil antenado, realizador, inovador, com forte relacionamento interpessoal e disponibilidade para viagens e transferências.

As pessoas selecionadas trabalharão nas operações da TIM no Rio de Janeiro, São Paulo, Santo André, Curitiba, Recife e Brasília, mas as posições estão abertas para candidatos de todo o Brasil. Os 100 escolhidos vão desempenhar papéis ligados à estratégia de negócios da empresa, sendo na área tecnológica, Marketing, Comercial e Atendimento ao Cliente e em áreas de suporte, como Recursos Humanos, Finanças, Assuntos Regulatórios, Suprimentos, Logística e Imagem e Publicidade. Para mais informações ou inscrições basta acessar o site da TIM na internet: www.tim.com.br.

Outra organização que também iniciou a caça a novos talentos foi o grupo cearense Marquise. São 12 vagas oferecidas a universitários que vão concluir a faculdade até meados de 2011, dos cursos de engenharia, administração, economia e ciências atuariais. As inscrições podem ser feitas até o dia 16 deste mês na Federação das Indústrias do Ceará (Fiec). Para tanto, o candidato precisa levar histórico acadêmico, currículo e uma foto 3x4. As vagas são destinadas a alunos que vão concluir até meados de 2011 os cursos de Administração, Economia, Ciências Atuariais e Engenharias Civil, Mecânica, Química, de Produção e Elétrica. Os estudantes devem ter domínio de informática e noções de inglês. Para participar do programa também é preciso ter disponibilidade de cinco horárias diárias, de segunda-feira a sábado, e após o término do programa, que dura 18 meses, o trainee poderá residir em outros estados. Da seleção constam dinâmicas de grupo, testes situacionais e posológicos, além de entrevistas com diretores.

Quem também está com inscrições abertas para um programa de trainees é o Grupo M. Dias Branco. Podem participar jovens com formação superior concluída até dezembro deste ano ou com no máximo 2 anos de formado nos cursos de Engenharia de Produção, Engenharia Química, Engenharia de Alimentos, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Administração de Empresas, Economia e Contabilidade.

Quem se candidatar precisa ter disponibilidade para residir em outros estados; ter experiência mínima de 6 meses (incluindo estágio); inglês intermediário; e domínio de informática (pacote Office). O processo seletivo inclui avaliação curricular, prova escrita de raciocínio lógico, atualidades, inglês instrumental e redação; estudo de caso, redação, avaliação psicológica; e entrevistas com recursos humanos e gestores.

Ao ingressar no Grupo, o trainee participa de um programa de desenvolvimento técnico e comportamental de 12 meses de duração, com o objetivo de proporcionar um conhecimento amplo e variado acerca dos principais processos da organização. Para se inscrever basta acessar a página www.mdisbranco.com.br, até o dia 17 de novembro próximo.

Por: ANCHIETA DANTAS JR. - REPÓRTER

Nenhum comentário: