quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Recalls de fabricantes de carros atingem número recorde

Uma onda de recalls de fabricantes de carros tem assutados os consumidores. Nas últimas semanas, a Toyota, Honda, Volkswagen, Audi e Peugeot realizaram quatro recalls em vários países

Por: Teresa Fernandes

Quem nunca precisou trocar um determinado bem ou ir à assistência técnica para consertar um defeito de fábrica? E quando esse defeito não é apenas com o aparelho que você adquiriu, mas sim com uma série inteira? A empresa em geral deve determinar um recall, como o realizado pela Toyota depois de identificados defeitos nos modelos híbridos como Lexus e Sai, que foram lançados nos Estados Unidos. A medida é positiva por possibilitar que através da publicização do defeito de fábrica em meios de comunicação de massa, os consumidores possam reparar os problemas, principalmente aqueles que envolvem itens de segurança.

De acordo com o titular da Secretaria Municipal de Defesa do Consumidor, Procon Fortaleza, João Ricardo Vieira, é dever do fornecedor sempre que verificar que existe um defeito de série divulgar o assunto e ``o consumidor tem o direito de não pagar nada por isso``, explicou.

A maior parte de reclamações feitas por consumidores ao Procon são relacionadas a aparelhos de telefonia celular, embora nunca tenha sido decretado nenhum recall.

O conselheiro federal da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Hércules Amaral, por sua vez, explicou que a medida não reduz a responsabilidade da empresa com relação a quaisquer danos materiais ou morais. ``Mesmo depois do recall, se o consumidor não foi notificado, a responsabilidade é ampla``, apontou.

Apesar de reconhecidamente importante, a prática aumentou consideravelmente no ano passado entre os veículos. De acordo com levantamento realizado pelo portal G1, em 2009 foram 41 convocações de 65 modelos e versões diferentes. Cerca de 700 mil unidades foram chamadas oficialmente por oferecer risco à segurança ou à integridade física do condutor e dos passageiros.

O montante é superior ao registrado pelo Ministério Público Federal em 2008, até então ano recordista com 33 convocações.

A média de proprietários de veículos que levaram o veículo para reparo, no entanto, alcançou apenas 65%. Esse número foi possível porque não existe lei que obrigue o proprietário do veículo a procurar uma concessionária para arrumar o defeito.

EMAIS

- A montadora Toyota anunciou recall de 8,5 milhões de veículos da marca. No Brasil, a Honda e a Volkswagen chamaram, neste mês, donos de 380,5 mil veículos de três modelos.

- Se contados os últimos 10 anos, mais os quatro recalls pedidos em 2010 por Honda, Volkswagen, Audi e Peugeot, já são mais de 4,5 milhões de proprietários em 260 recalls.

- A Toyota investiga agora um possível defeito na direção assistida de seu modelo Corolla. A Agência americana de segurança viária também acompanha o caso.

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