sábado, 20 de fevereiro de 2010

Horário de Verão vai acabar

Em vigor desde 18 de outubro de 2009, o horário de verão termina à 0h do próximo domingo (21), quando os relógios deverão ser atrasados uma hora. A medida atinge três regiões do País. Além do Distrito Federal, são 10 estados afetados - Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

No Ceará, os relógios não foram modificados durante o horário de verão. Por estar localizado mais próximo à linha do Equador, o Estado não tem os dias prolongados no verão. Apenas alguns serviços tiveram alterações nos horários, como os de aeroportos e algumas agências bancárias do Interior, além daqueles com atualização on-line em centrais do Sudeste.

O principal objetivo do horário de verão é reduzir o consumo de energia elétrica. A demanda é a quantidade máxima de energia exigida do sistema elétrico num determinado momento do dia, geralmente das 17h às 22h. Para este ano, a previsão de redução da demanda é de 4,4% nas regiões Sudeste e Centro-Oeste (1.780 MW), o suficiente para abastecer uma cidade com 5 milhões de habitantes.

Data fixa

Desde 2008, decreto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva estabelece datas fixas para o início e término do horário de verão. Antes, anualmente, era publicado um decreto para definir o período da mudança.

Agora, a mudança ocorre sempre no terceiro domingo de outubro e termina no terceiro domingo de fevereiro. Se coincidir com o domingo de Carnaval, o fim do horário de verão passa para o próximo domingo.

Este foi o 39º horário de verão adotado no País. A medida acontece sempre nesta época do ano por causa do aumento na demanda energética, decorrente do calor e do crescimento da produção industrial no fim do ano anterior.

Fonte: Caderno Negócios Diário do Nordeste

Nenhum comentário: