sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Cachaças da PB estão entre as 5 melhores do Brasil; ‘Serra Limpa’ e ‘Volúpia’ ficam em 1º lugar

Dentre as mais de quatro mil marcas de cachaça existente no país, a revista estabeleceu um ranking das 10 melhores, divididas entre brancas e envelhecidas. Cada jurado convidado elaborou uma lista com dez sugestões de sua preferência por categoria.

Nesta semana, a Veja publicou o resultado das cachaças eleitas em uma reportagem intitulada: Cachaça para degustar. Dentre as cinco marcas que constam no ranking das brancas, aparecem três nomes paraibanos, e em primeiro lugar, na categoria, despontam a Serra Limpa, produzida no Engenho Imaculada Conceição, localizado no município de Duas Estradas, e a cachaça Volúpia, fabricada em Alagoa Nova. A quarta posição ficou para a cachaça Serra Preta, também brejeira, oriunda de Alagoa Nova.

”Essa premiação é extremamente gratificante, pois reflete o reconhecimento de um produto feito com muita dedicação e respeito ao consumidor. Nossa produção é 100% natural, desde a plantação até ao processo de fermentação, já que não fazemos uso de adubos químicos devido utilizarmos a levedura produzida a partir da própria cana-de-açucar”, disse o proprietário da Serra Limpa, o empresário Antônio Inácio.

Já no grupo das envelhecidas, as marcas de Minas Gerais lideram os três primeiros lugares, são elas: ‘Anísio Santiago’, ‘Canarinha’ e ‘Vale Verde’.

Serra Limpa
Com uma produção limitada, de aproximadamente 100 mil litros por ano, a propriedade do Engenho Imaculada Conceição, onde é feita a cachaça Serra Limpa, abrange uma área de 40 hectares e agrega um número de 30 funcionários em suas dependências.

Desde que sua produção foi inaugurada, em 1992, a Serra Limpa vem recebendo vários prêmios em reconhecimento de sua qualidade e preferência entre os consumidores.

No ano de 2008, a cachaça foi premiada pela oitava vez consecutiva como uma das marcas mais lembradas no Estado, recebendo o Troféu Top Of Mind. O Prêmio consistiu em uma promoção do Sistema Correio de Comunicação com o apoio dos parceiros Câmara dos Diretores Lojistas (CDL) e Sebrae.

Em 2006, o Engenho Imaculada Conceição recebeu o prêmio FINEP de Inovação Tecnológica, uma premiação de nível regional. No mesmo ano, o engenho e a Serra Limpa tornaram-se objetos de estudo da monografia de um graduando do curso de Administração do Campus I da Universidade Estadual da Paraíba.

Ainda em 2006, o empresário Antônio Inácio da Silva ganhou das mãos do então diretor de Serviços da Petrobrás, Irany Varella, um troféu em reconhecimento de qualidade e produtividade da cachaça Serra Limpa.

Autoridades civis e religiosas já foram presenteadas com a Serra Limpa
Em 2008, o presidente Luis Inácio Lula da Silva foi presenteado com uma garrafa. O político escreveu, pessoalmente, ao senhor Antônio Inácio um telegrama em agradecimento. Também já foi agraciado com a cachaça o Papa Bento XVI, através do prefeito Herbert Hofbauer, da cidade alemã Altötting, que esteve em Guarabira e se encarregou de entregar o produto ao religioso.

Produção
A cachaça Serra Limpa é feita exclusivamente com adubo orgânico. Depois de plantada, a cana-de-açucar é transportada em carro-de-boi, sendo descarregada manualmente do canavial para o pátio do engenho, onde passa por um rigoroso processo de classificação, em que são retiradas todas as canas com impurezas ou brocas.

Por outro lado, a Serra Limpa dispõe de um laboratório próprio, equipado com o que tem de mais moderno na área laboratorial.

Segundo Antônio Inácio, uma cachaça para ser considerada de boa qualidade deve ser cristal e apresentar rosário (Pequenas bolhas que se formam sobre o líquido quando a bebida é remexida) por cerca de 10 segundos. Por sua vez, especialistas alertam que bolhas de aparência espumosa ou ausência delas são sinais de que a bebida é de baixa qualidade.

Por: Simone Bezerrill (Brejo.com)

Gostou? Deixe o seu comentário!!!

Nenhum comentário: