quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Bradesco é a nona marca de banco mais valiosa

É a primeira vez que um banco da América Latina fica entre os dez primeiros colocados no ranking Global Banking 500 da Brand Finance. Liderança permanece com o HSBC


O Bradesco conquistou a melhor classificação entre as instituições financeiras brasileiras em valor de mercado, ocupando a nona colocação no ranking (Global Banking 500) feito pela Brand Finance em parceria com a revista inglesa The Banker. É a primeira vez que um banco da América Latina fica entre os dez primeiros colocados. O Bradesco avançou três posições, com a marca avaliada em US$ 13,299 bilhões. A liderança permanece com o britânico HSBC, com US$ 28,472 bilhões. O levantamento considera apenas as instituições financeiras de capital aberto.

Esse ranking é feito anualmente e tem como objetivo mensurar a força da marca de uma instituição. Para atribuir um valor a cada marca, a Brand Finance verificou seis grupos de indicadores (produtos e serviços; canais de distribuição; valor percebido dos produtos; atributos corporativos; marketing e comunicação; pós-venda).

A posição alcançada pelo Bradesco é reflexo da crise financeira que se agravou a partir da quebra do Lehman Brothers, em setembro de 2008. O sócio da Brand Finance para América do Sul, Gilson Nunes, lembra que os bancos brasileiros se mostraram mais sólidos durante esse período em relação a instituições dos Estados Unidos e Europa. A confiança nesses bancos foi menos afetada, o que contribuiu para a elevação do valor da marca, explicou.

Apesar da boa colocação do Bradesco e do ganho de posições por outras instituições brasileiras, o executivo da Brand Finance não acredita que esse desempenho irá se repetir no próximo ano. Nunes prevê que os bancos dos EUA, principalmente, irão recuperar posições. “Os grandes bancos estrangeiros com presença global tendem a valorizar suas marcas no pós-crise”, avalia. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Por: Agência Estado (Época Negócios)

Nenhum comentário: