sábado, 23 de maio de 2009

Consumidor vira parceiro de empresa carioca

Inovar com a participação direta do cliente. Por essa via, a empresa Camiseteria.com, com sede no bairro de Botafogo, no Rio de Janeiro, conseguiu projetar seu nome para o Brasil inteiro e até para o exterior. Todos os meses, em seu site (www.camiseteria.com), a marca carioca promove um concurso de desenhos, escolhidos por quem entra no endereço eletrônico. Os trabalhos mais votados durante dez dias viram estampas das camisetas da grife e os autores dos desenhos premiados ganham R$ 1 mil, sendo R$ 600 em dinheiro e R$ 400 em produtos.

Um pouco da atividade da Camisteria.com pode ser conhecida no quarto programa da série de rádio Faça Diferente, que vai ao ar nesta quinta-feira (21) por emissoras de todo o País. A produção é parceria do Sebrae com a Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed). Com casos de sucesso como o da empresa do Rio de Janeiro, a série mostra ao empresário que a inovação encontra-se ao alcance de todos e pode ajudar muito no crescimento dos negócios.

A Camiseteria.com surgiu em 2005 pelas mãos dos sócios Fábio Seixas e Rodrigo David. Designer, Rodrigo havia vencido um concurso de estampas nos Estados Unidos, promovido nos moldes de como funciona hoje a Camiseteria. Seixas e David gostaram da idéia e moldaram um negócio semelhante no Rio.

Fábio Seixas lembra que desde o princípio a idéia foi um sucesso e conquistou consumidores do eixo Rio-São Paulo, onde se concentram 60% de sua clientela, no resto do Brasil e em outros países. “O site da nossa empresa recebe em torno de 15 mil visitas por dia e já distribuímos aproximadamente R$ 160 mil em prêmios”, contabiliza Fábio. A firma vende mais ou menos 2,5 mil camisetas por mês.

O empresário diz que os motivos para os desenhos normalmente são livres, embora, eventualmente, haja concursos temáticos. Isso ocorreu na Copa de 2006. Com o resultado da parceria entre a empresa e seus próprios clientes, a Camiseteria.com lança uma coleção de peças mensalmente.

Na opinião de Fábio Seixas inovar quer dizer implantar uma idéia de forma lucrativa. “É criar algo e pôr no mercado”, define. Segundo Seixas, a inovação é acessível e não custa caro. “Obviamente existe a inovação tecnológica de ponta, que exige grandes recursos. Mas dá para inovar sem gastar tanto, com atitude”, defende. “Se você encontra uma forma diferente de se comunicar com seu cliente, você inovou”, exemplifica.

Fábio aproveita para elogiar o trabalho do Sebrae no apoio aos empresários de negócios de micro e pequeno porte. Há seis anos, ele cursou o seminário Empretec no Sebrae no Rio de Janeiro. “É uma experiência fantástica. Qualquer um que pretenda trabalhar como empresário deve cursar o Empretec”, recomenda.

Por: Agência SEBRAE de Notícias

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