quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Wal Mart vai investir de R$ 2 bilhões a R$ 2,2 bilhões no Brasil em 2010

Valor é o maior aporte da rede no país e supera em 40% os investimentos deste ano

Por Elisa Campos

O Walmart, a terceira maior rede de supermercados do país, aposta em um 2010 de grande crescimento para suas operações no Brasil. A multinacional americana irá investir de R$ 2 bilhões a R$ 2,2 bilhões no próximo ano, para ampliar sua presença no território nacional. O volume de recursos só perde para o que será investido nos Estados Unidos em 2010 e é o maior aporte de capital no país desde que a rede iniciou suas operações no Brasil, há 14 anos. O montante é ainda 40% maior do que o volume deste ano, de R$ 1,6 bilhão.

Com o investimento, a rede planeja abrir entre 100 e 110 unidades nos formatos de hipermercado, supermercado, loja de atacado, clube de compras e loja de vizinhança. Mais da metade delas será voltada para as classes C, D e E, com as bandeiras TodoDia (varejo) e Maxxi (atacado). “Apesar da ascensão das classes D e E, ainda há espaço para muito crescimento entre a baixa renda”, explica Héctor Núñez, presidente do Walmart no Brasil. A abertura das novas unidades irá gerar cerca de 10 mil empregos diretos no ano que vem.

Todos os novos hipermercados da rede serão ecoeficientes. Hoje, o Walmart conta com cinco hipermercados e um centro de distribuição do tipo no país. Essas unidades economizam 40% do consumo de água, 25% do de energia elétrica e reduzem em 30% as emissões de gás carbônico (CO2).

A expectativa da companhia é que a rede, hoje em 18 estados brasileiros, esteja presente em todo território nacional dentro de cinco anos. “O Brasil é um dos principais países no mundo para o Walmart. Não é à toa que o B de Brasil vem na frente da sigla Bric. Vamos nos fortalecer no Sudeste e continuar com a nossa estratégia de oferecer preço baixo todo dia, além de continuar a investir no comércio eletrônico”, afirma Núñez.

Segundo o executivo, o crescimento das vendas virtuais surpreendeu a rede varejista. Lançado há pouco mais de um ano, em outubro de 2008, o e-commerce do Walmart fatura muito mais do que o esperado e está 18 meses à frente do que era previsto no plano de negócios da empresa.

Consolidação

Nos últimos quatro anos, o Walmart investiu por volta de R$ 4,5 bilhões no Brasil. A cada ano foi registrado um aumento do montante destinado ao país: 1 bilhão em 2007, R$ 1,2 bilhão em 2008 e R$ 1,6 bilhão em 2009.

Neste ano, o Walmart abriu três centros de distribuição (Betim, São Paulo e Porto Alegre) e 91 lojas em todo país, sendo 61 da rede Todo Dia, 20 do Maxxi Atacado, quatro do Walmart, duas do Nacional, uma do Sam’s Club, duas do Bom Preço e uma do Hiper Bompreço. Com a expansão, foram criados 10 mil empregos diretos e 30 mil indiretos.

Presente no evento para o anúncio dos investimentos da empresa no Brasil em 2010, o ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, afirmou que o crescimento dos investimentos “demonstra que a economia brasileira está respondendo aos estímulos” e o quanto é importante para o país a ascensão da baixa renda.

Apesar de a rede não divulgar a expectativa de faturamento para 2009, Núñez afirmou que mesmo com a crise o desempenho do ano “foi muito superior ao de 2008” e que “o varejo não sentiu grande impacto em função da crise”. No ano passado, a multinacional faturou R$ 17 bilhões, um crescimento de 13% em relação a 2007, quando a receita foi de R$ 15 bilhões.

O Walmart termina 2009 com 435 e 80 mil funcionários no Brasil. A rede varejista atua hoje nas regiões Sudeste, Sul, Nordeste e Centro-Oeste, com cinco formatos e nove bandeiras.

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