quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Imposto, o grande vilão dos combustíveis

Além dos custos de produção, a tributação encarece o preço do produto no país

O álcool, a gasolina e o diesel percorrem um longo caminho até chegar à bomba dos postos onde você enche o tanque do seu carro. Ao longo do trajeto, o combustível absorve vários tipos de custos, como produção e transporte, que formam o preço que você conhece. Mas são os impostos que mais pesam no valor final que você paga.

Para cada litro de gasolina, 42% do preço correspondem à cobrança de ICMS (Imposto Estadual sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), PIS/Cofins (Programa de Integração Social/Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social) e Cide (Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico).

O mesmo vale para o diesel, só que com alíquotas menores. Na bomba, os impostos sobre o combustível representam cerca de 23% do preço final.

Já o álcool tem um preço menor porque sua produção é mais simples e barata, a partir da cana-de-açúcar, e a cobrança de impostos também são mais brandas. Não há incidência da Cide sobre o álcool, por exemplo. É cobrada apenas PIS/Cofins e ICMS, que representam cerca de 18,4% do valor do produto, de acordo com cálculo da Fecombustíveis, entidade que reúne empresas distribuidoras de combustíveis de todo o país.

Fontr: R7

2 comentários:

Bárbara disse...

Leonel,é impressão minha ou ninguém comento no seu blog?

Leonel Pontes disse...

Olá Bárbara,

Boa noite!

Inicialmente gostaria de dizer que a Equipe do Café Empreendedor fica muito feliz com sua participação no nosso blog.

Se comentário não foi o primeiro, mas é muito importante para nós! No entanto a preocupação de nossa equipe é no sentido de oferecer aos nossos leitores, e eles são muitos e do mundo inteiro, matérias e temas que abordam o mundo dos negócios e da gestão empresarial. Por isso integram essa equipe advogados, administradores, consultores empresariais, uma turma bacana que se preocupa em reunir aqui o maior número de informações interessantes e que se apliquem nas micro, pequenas, médias e grandes empresas.

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