sábado, 24 de outubro de 2009

2010 no alvo dos concurseiros

Concursos que foram autorizados em 2009 - mas que não lançaram edital - podem ser realizados ano que vem

Atenção concurseiros! 2010 é um ano que ainda pode render boas oportunidades em concursos públicos. Tribunal Regional Eleitoral, Ministério do Trabalho e Emprego, Banco Central (BC), Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Banco do Brasil (BB) e Polícia Federal (PF) são órgãos que podem realizar concurso no próximo ano.

A Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2010 prevê a criação de 40 mil vagas para o Poder Executivo, no qual o Ministério do Planejamento é responsável em autorizar. Desse número, 15 mil são para a substituição de funcionários terceirizados

A expectativa gira em torno de alguns fatores: concursos que foram autorizados em 2009 e que ainda não lançaram edital, concursos autorizados e cujo o prazo para lançar edital expirou ou quando determinado órgão já está há um bom tempo sem lançar oportunidades.

Na avaliação do coordenador do curso preparatório Master, Bôni Oliveira, 2009 foi um ano com muitas oportunidades em órgãos federais, como Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Receita Federal, que devem levar, pelo menos, quatro anos para contratar novamente

A assessoria de imprensa do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão afirma estar analisando demandas de alguns ministérios, que podem ser divulgadas enquanto não sair Portaria.

Um comunicado da Secretaria de Gestão do MPOG afirma que segue a política de contratações em Educação, para preencher vagas em universidades federais e em Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFETS), como as 540 vagas autorizadas em 16 de outubro para as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), e de reforço na área da Saúde. Outra prioridade são as contratações de Peritos Médicos Previdenciários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), para ampliar a capilaridade da rede de agências. Também prossegue a estruturação da área de segurança pública, além da consolidação das Agências Reguladoras.

Para os próximos concursos que surgirem, a professora do curso FB Concursos, Giovana Carranza, incentiva os candidatos a se prepararem para os que oferecem cadastro de reservas, pois existe sim a possibilidade de ocupar a vaga. ``Já teve concurso para cadastro de reservas que contratou mais de 400``, afirma, explicando que não existe nada certo.

``Se um órgão precisa de 150 funcionários, ele geralmente disponibiliza um número menor de vagas, pois pode surgir, por exemplo, uma nova tecnologia que poupe o número de funcionários. Mas as vagas que ele oferecer são obrigatoriamente preenchidas``, destaca.

Diferente do concurso que oferece um número certo de vagas, os que são para cadastro de reservas não tem a obrigação de contratar o selecionado. A contratação só acontece se realmente surgir a vaga. Mas para quem prestou concurso e passou dentro das vagas e não foi chamado dentro da validade do concurso, o concursado pode entrar na justiça, pois já existe jurisprudência favorável a convocação do aprovado no certame.

Para o próximo ano, estão previstas as contratações para alguns concursos realizados este ano, como as 33.012 vagas para o IBGE, para agente censitário do Censo de 2010. Todos os editais devem dizer a validade do concurso, que varia de seis meses a um ano, podendo ser prorrogado pelo mesmo período. É dentro desse tempo que a nomeação deve acontecer e, por isso, tão importante é ler o que diz o edital.

Ano de eleição Ano que vem haverá eleições para Presidente, Senadores e Deputados Federais e Estaduais. De acordo com a Lei Eleitoral nº 9.504/97, é proibido nomear ou contratar o servidor público nos três meses que antecedem as eleições e até a posse dos eleitos. Mas se um concurso, no ano eleitoral, for homologado, ou seja, divulgado no Diário Oficial da União, três meses antes das eleições, a posse pode acontecer a qualquer momento. (Daiana Godoy)

Fonte: Caderno Empregos Jornal O Povo.

Nenhum comentário: