segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Não dá para trabalhar só no achismo

EXIGÊNCIA DO MUNDO MODERNO

Para continuar firme no segmento varejista, é preciso buscar informações e acompanhar o mercado

As constantes e velozes modificações na sociedade moderna, em consequência do aprimoramento acentuado da tecnologia, pressionam para que a mão-de-obra do varejo também se inove. "A qualificação é uma exigência do mundo contemporâneo. Hoje, o comércio não admite que se trabalhe apenas no feeling, no achismo. Há de se ter um mínimo de conhecimento para aplicar no negócio", afirma o presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado do Ceará (FCDL), Honório Pinheiro.

Com 30 anos de experiência no varejo cearense, o empresário, atualmente diretor-presidente do Pinheiro Supermercados, conta que estudou e concluiu as faculdades de Administração de Empresas, Direito e Psicologia. Além da tripla graduação, também fez especializações em Administração e em Marketing. A dedicação à vida acadêmica, porém, nunca prescindiu das lições práticas obtidas nos 30 anos de negócio próprio, iniciado após anos de trabalho como executivo no grupo J. Macedo e na rede de automóveis Volkswagen em Fortaleza.

"É necessário que se una o conhecimento acadêmico ao prático. O varejista precisa estar preparado. Com o advento da internet e do Código de Defesa do Consumidor (CDC), as pessoas estão muito mais informadas sobre seus direitos e nós também devemos estar com esse atendimento customizado. Atendo em média 350 mil clientes por mês. Estou ávido em conhecer cada um deles", salienta Honório Pinheiro

Gerando 1.100 empregos diretos, espalhados em sete lojas de supermercado e um centro de distribuição, ele aponta que o estímulo ao desenvolvimento dos colaboradores é o caminho para fidelizá-los.

Prioridade

"Priorizamos a qualificação, inclusive financeiramente, e estimulamos aqueles colaboradores que querem estudar a fazer uma faculdade. Tenho a compreensão clara de que não há desenvolvimento sem educação, no sentido amplo, envolvendo cidadania, meio ambiente, o pensar coletivo", comenta o empresário. Honório Pinheiro lembra-se com orgulho que o primeiro supermercado do Brasil a obter as certificações ISO 9000 e ISO 9001 foi o seu.

"O que mostra o nosso interesse e compromisso com a qualidade. Fomos pioneiros na época", comenta o empresário.

O grupo de normas técnicas cria um modelo de gestão da qualidade voltado para as organizações. Além do foco na capacitação dos colaboradores, as normas estabelecem requisitos que auxiliam na melhoria dos processos internos, o monitoramento do ambiente de trabalho e a verificação da satisfação dos clientes, colaboradores e fornecedores. (LB)

Fonte: Caderno Negócios Diário do Noreste

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