terça-feira, 30 de novembro de 2010

Quase metade dos brasileiros compra produtos piratas, diz Fecomercio-RJ

Este ano, mais de 70 milhões de pessoas adquiriram falsificações. Fatia da população que vê relação entre pirataria e crime organizado recuou.

Quase metade dos brasileiros compraram produtos falsificados este ano, segundo pesquisa da Fecomercio-RJ/Ipsos. São cerca de 70,2 milhões de consumidores de produtos piratas – 13,8 milhões a mais de pessoas que o registrado em 2006.

Desde o início do levantamento, há quatro anos, CDs e DVDs figuram no topo da lista de produtos piratas mais consumidos. Apesar disso, nos últimos cinco anos, o percentual de brasileiros consumidores de CD ilegal caiu de 86% para 79%. Já o consumo de DVDs ilegais aumentou de 35% para 77%.

“O binômio que sustenta esta expansão é agilidade com que hoje os falsificadores podem reproduzir essas mídias, pelo avanço e disseminação da tecnologia, e o aumento significativo na venda de aparelhos de DVD”, diz a Fecomercio-RJ em nota.

Ainda de acordo com a pesquisa, o preço baixo é o fator decisivo na hora da compra - nenhum dos malefícios e prejuízos do consumo ilegal é levado consideravelmente em conta.

O levantamento também mostra que os consumidores de produtos piratas acreditam cada vez menos que a pirataria provoca desemprego. Em 2006, 64% dos brasileiros acreditavam que a pirataria causava desemprego. Em 2010, caiu para 56%. No mesmo período, o percentual de brasileiros que associam a pirataria ao crime organizado recuou de 70% para 60%.

A pesquisa ouviu 1000 pessoas de 70 (setenta) cidades, incluindo 9 (nove) regiões metropolitanas.

Por: G1 - Economia e Negócios

Nenhum comentário: