quinta-feira, 25 de novembro de 2010

ÁFRICA: Celeiro de oportunidades!!!

A analista do SEBRAE RN, Ann Cynthia Ferro, foi designada a uma missão técnica internacional à África, visitando os países de Cabo Verde e Guiné Bissau. A missão teve como objetivo apresentar e articular a realização de uma ferramenta de capacitação empreendedora chamada “Oficina SEBRAE de Empreendedorismo”. A técnica relata sua experiência em ambos os países e destaca o comportamento empreendedor do povo africano.

Cabo Verde - Campo Fértil

A missão técnica internacional começou no país de Cabo Verde na simpática ilhota chamada Praia.

A proposta é realizarmos uma Oficina de empreendedorismo para capacitar e orientar os empreendedores locais. O comércio é a economia forte na região. A cidade está em pleno desenvolvimento e novos empreendimentos são visíveis. Outras ilhas ao redor da capital, o turismo é forte e tem crescido bastante. Com isso, a prestação de serviços é um fator preocupante.

O SEBRAE em parceria com outras instituições viabilizarão a realização da ação que terá um impacto significante para o país em relação à capacitação, gestão, orientação empresarial e comportamento empreendedor. O que mais chama atenção do povo do país é a receptividade e o interesse na busca de novos conhecimentos.


Guiné Bissau - Nova Realidade

O país padece de estrutura física! Não tem saneamento básico, coleta de lixo, energia elétrica... Um caos!

Pensei que nesta cidade nada seria viável realizar no âmbito das ações de orientação empresarial e capacitação. Engano-me! Diante de tantas dificuldades o empreendedorismo por necessidade é uma das poucas opções de sobrevivência. Deparo-me com características empreendedoras que muitas vezes conhecemos apenas na sua palavra.

É simplesmente impressionante o poder de iniciativa, criatividade, persistência daquela gente! Milhares de empreendedores que dividem milimetricamente um espaço no chão onde expõem seus produtos em cima de lonas pretas e sob a proteção de guarda sol coloridos! O visual seria bonito se não fosse tamanha miséria. A poeira vermelha da estrada que antes foi asfalto compõe o quadro.

Pessoas vão e voltam nesta enorme avenida negociando dos mais variados produtos, desde frutas, roupas, material de construção, produtos importados, miudezas, artesanatos entre outros. Destaco o artesanato local, em todas as esquinas encontramos belas peças de madeira preta, típica da áfrica. Bijuterias, roupas, instrumentos musicais.

Como sobrevivem de venda de souvenires e lembrancinhas em um país onde o turismo passa longe de ser uma fonte de economia? É essa persistência que impressiona!

Foi a criatividade em negociar um produto ao se aproximar de uma banca (se assim pode ser chamada), onde o atendimento, poder de persuasão são as grandes armas que dispõem. Esses poucos exemplos aqui relatados se constituem em demonstrações inequívocas de comportamento empreendedor!

Pessoas que empreendem sem nem saber que são empresários no amplo sentido da palavra. Que podem ser exemplos no âmbito de micro empresas! Sem dúvidas as futuras ações em conseqüência das apresentações e articulações que foram realizadas nesta missão farão uma grande diferença para esses empresários.

Quando pensei que levaria conhecimento á essa missão, fui eu quem mais aprendi com o que vi!

Um comentário:

www.vaconferir.blogspot.com disse...

De tudo que ouvi falar dessa missão, muitas coisas bonitas aconteceram, mas, para mim o mais bonito está escrito pela Cynthia no final:Quando pensei que levaria conhecimento á essa missão, fui eu quem mais aprendi com o que vi!