sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Varejo é o setor que mais formaliza empreendedores

O comércio varejista foi o setor que mais formalizou trabalhadores autônomos na categoria de Empreendedor Individual. Cerca de 145 mil pessoas que se formalizaram até agora atuam no varejo, de um total de 450 mil empreendedores que deixaram a informalidade desde o início do programa criado pelo governo federal. Em segundo lugar está o setor de alimentação, com 49.747 trabalhadores (ou 11,39% do total) e, em seguida, os cabeleireiros, com 43.349 empreendedores formalizados (9,93%).

O levantamento foi feito pelo Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN).e divulgado na última quarta-feira, dia 11, em encontro dos operadores do Empreendedor Individual no Ministério da Previdência e Assistência Social, em Brasília.


Construção e Veículos
O estudo revelou que os autônomos formalizados que atuam no mercado de serviços para construção civil já superam os 29 mil, seguidos pelo comércio de reparação de veículos automotores e motocicletas, com cerca de 24 mil empreendedores individuais cadastrados. Em terceiro lugar no número de trabalhadores formalizados no varejo está o setor de reparo e manutenção de equipamentos de informática, comunicação e objetos pessoais e domésticos, com 21,5 mil trabalhadores formais aproximadamente.

O Empreendedor Individual é o mecanismo criado para a formalização de trabalhadores autônomos, como cabeleireiros, manicures, pedreiros, vendedores de churrasquinho, tatuadores, entre muitos outros, que tenham receita bruta anual de até R$ 36 mil. Quem se formaliza como Empreendedor Individual integra o sistema tributário do Simples Nacional, que se diferencia do sistema utilizado pelas micro e pequenas empresas.
Por: Carlos Dias - Blog dos Empreendedores

Nenhum comentário: