sábado, 21 de agosto de 2010

Lojas de conveniência aquecem o mercado de franquias

Com um crescimento de 20% ao ano e faturamento de quase R$ 200 milhões por mês, o setor de lojas de conveniência conquistou os consumidores brasileiros, que chegam a pagar mais pelo combustível pela comodidade de fazer compras enquanto abastece o carro. Segundo especialistas, a venda de combustível aumenta de 15% a 30% quando o posto de gasolina tem uma loja de conveniência.

Uma loja de conveniência é um pequeno estabelecimento comercial localizado quase sempre em postos de abastecimento, estações rodoviárias ou de embarque ou em ruas movimentadas. E muitas vezes funcionam em regime de franquia.

Impulso

O sucesso do setor ficou comprovado durante a edição da Feira de Postos de Combustíveis, Equipamentos e Lojas de Conveniência, em Brasília, realizada na primeira semana de agosto. Lojas como a Americana Express, 5 à Sec, BR Mania (Petrobrás), AM/PM (Ipiranga) possuem até 700 itens e oferecem uma série de serviços. A rede de lanchonetes Bob’s, pioneiro de fast-food nesse tipo de negócio, inaugurou a primeira unidade em 1997 em um posto Shell. A presença desses estabelecimentos, além de aumentar o faturamento mensal, atrai clientes para o local.

“Conveniência significa comodidade de acesso e pronta disponibilidade de produtos exatamente na hora em que o consumidor pode precisar ou, por efeito de impulso, pode ser induzido a desejar”, explica o presidente da Associação Brasileira de Franchising do Rio de Janeiro (ABF-Rio), Alain Guetta. “E, pela conveniência, os consumidores normalmente estarão até dispostos a pagar um pouquinho mais”, acrescenta.

Para saber mais sobre os aspectos jurídicos e legais das lojas de conveniência no Brasil, e sobre o panorama econômico e operacional dos postos de gasolina, uma opção é o livro Conveniência e Franchising – O canal do varejo contemporâneo – Franquia de postos de serviço (Editora Lumen Júris), do advogado especialista em legislação de franquias, Luiz Felizardo Barros.
Por: Debora Carrari - Blog dos Empreendedores

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