
Uma loja de conveniência é um pequeno estabelecimento comercial localizado quase sempre em postos de abastecimento, estações rodoviárias ou de embarque ou em ruas movimentadas. E muitas vezes funcionam em regime de franquia.
Impulso
O sucesso do setor ficou comprovado durante a edição da Feira de Postos de Combustíveis, Equipamentos e Lojas de Conveniência, em Brasília, realizada na primeira semana de agosto. Lojas como a Americana Express, 5 à Sec, BR Mania (Petrobrás), AM/PM (Ipiranga) possuem até 700 itens e oferecem uma série de serviços. A rede de lanchonetes Bob’s, pioneiro de fast-food nesse tipo de negócio, inaugurou a primeira unidade em 1997 em um posto Shell. A presença desses estabelecimentos, além de aumentar o faturamento mensal, atrai clientes para o local.
“Conveniência significa comodidade de acesso e pronta disponibilidade de produtos exatamente na hora em que o consumidor pode precisar ou, por efeito de impulso, pode ser induzido a desejar”, explica o presidente da Associação Brasileira de Franchising do Rio de Janeiro (ABF-Rio), Alain Guetta. “E, pela conveniência, os consumidores normalmente estarão até dispostos a pagar um pouquinho mais”, acrescenta.
Para saber mais sobre os aspectos jurídicos e legais das lojas de conveniência no Brasil, e sobre o panorama econômico e operacional dos postos de gasolina, uma opção é o livro Conveniência e Franchising – O canal do varejo contemporâneo – Franquia de postos de serviço (Editora Lumen Júris), do advogado especialista em legislação de franquias, Luiz Felizardo Barros.
Por: Debora Carrari - Blog dos Empreendedores
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