quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Saiba o que considerar antes de comprar uma franquia

Antes de comprar uma franquia, a maior parte dos empreendedores se concentra em descobrir como funciona o sistema, qual o melhor setor para investir no momento ou qual a rede que mais se encaixa no seu orçamento. Todas essas questões são importantíssimas para a escolha certa, mas quem quer ter uma franquia deve, antes de mais nada, avaliar o próprio perfil e descobrir se possui as características necessárias para se dar bem nesse formato de negócio.

Em entrevista exclusiva ao Guia de Franquias 2010/2011, da Editora Globo, o consultor de carreiras Max Gheringer enumerou algumas das características pessoais que combinam mais com o ritmo de trabalho que administrar uma franquia impõe. Para ele, só depois de avaliar com cuidado os benefícios que a escolha por um negócio próprio vai trazer para a sua carreira, é que você deve se preocupar com as características da empresa.

Dedicação
Em primeiro lugar, é preciso saber quanto tempo você vai poder dedicar ao negócio. Muitos empreendedores pensam que vão conseguir conciliar uma franquia com um emprego já existente, mas só percebem que não vão dar conta do recado quando já é tarde demais. Administrar as duas funções não é impossível, mas torna a tarefa de ser um franqueado muito mais difícil. Outra característica extremamente importante é a capacidade de tomar decisões sozinho e rapidamente, coisa que muitas pessoas que foram funcionárias quase toda a vida não estão acostumadas a fazer.

Outro ponto que o consultor ressalva é a adequação do sonho ao orçamento real do potencial franqueado. A recomendação é começar com uma franquia pequena, que seja compatível com o capital disponível para investimento, e ir crescendo à medida que os resultados forem surgindo. Alguns hábitos também vão ser decisivos no sucesso da sua jornada como franqueado: ser atento (especialmente para observar o movimento da concorrência), buscar se atualizar sempre, e ser detalhista com os números.

Para Gheringer, é possíivel saber se você tem as condições necessárias para seguir com o negócio nos primeiros três meses. Depois da empolgação inicial do primeiro mês, os problemas começam a surgir e, com eles, sua habilidade (ou falta de) para resolvê-los.

Por: Carlos Dias (Blog dos Empreendedores)

Nenhum comentário: