segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Cheque especial é fácil de usar, mas difícil de pagar

Juros altos fazem deste tipo de crédito só deva ser usado em momentos de emergência financeira.

De acordo com o Procon SP, a Caixa teve menor média de juros no cheque especial em 2009

Especialistas em finanças são unânimes em recomendar o uso do cheque especial apenas por um curto período de tempo – uma semana, por exemplo, para cobrir algum tipo de emergência. Imprevistos acontecem e, às vezes, acionar esse tipo de crédito é inevitável. Entretanto, caso isso aconteça, é importante que o tomador tenha consciência da importância de tapar o buraco na conta corrente assim que possível.

Um dos maiores perigos desse tipo de crédito é que o correntista passe a considerar o limite oferecido pelo cheque especial como uma extensão de sua renda. Se começar a utilizar o cheque especial de maneira indiscriminada, o cliente se tornará um devedor crônico, com despesas altas com juros pagas mês após mês. "Não se utiliza o cheque especial como parte de seu orçamento, os valores mensais de juros são expressivos", alerta a consultora financeira Evanilda Rocha.

Existem linhas mais adequadas para cada tipo de necessidade. Walter Malieni, diretor de crédito do Banco do Brasil, considera que, no longo prazo, opções como o crédito direto ao consumidor ou mesmo o crédito consignado são as opções mais econômicas.

Nenhum comentário: