quarta-feira, 28 de abril de 2010

Inovação eleva produtividade e reduz diferenças

Diretor-técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos, que participou da X Conferência da Anpei, destaca que a economia se fortalece quando todas as empresas são competitivas.

ASN/PR

O diretor-técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos, defendeu na segunda-feira (26), em Curitiba, a inovação como fundamental para o aumento da produtividade nas micro e pequenas empresas brasileiras. Carlos Alberto dos Santos falou sobre o tema para mais de 300 pessoas durante a abertura oficial da X Conferência da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei) de Inovação Tecnológica, que segue até esta quarta-feira (28), na capital paranaense.

Segundo o diretor do Sebrae, as micro e pequenas empresas ainda apresentam baixa produtividade. Prova disso é que o segmento responde por 98% dos estabelecimentos formais do país, 60% da mão-de-obra e por apenas 20% do Produto Interno Bruto (PIB). Já as médias e grandes equivalem a 2% dos estabelecimentos e são responsáveis por 80% do PIB. “O nível de produtividade é de quatro para um”, calculou Carlos Alberto.

A baixa produtividade das micro e pequenas empresas tem impacto negativo na economia brasileira em geral, observa Carlos Alberto dos Santos. Por isso, a inovação precisa ser discutida como item numa “agenda de futuro”. “A produtividade média é que vai decidir a competitividade da economia frente à globalização. Todas as empresas, independentemente de seu porte, fazem parte da economia e precisam ser competitivas, produtivas”, disse.

Para haver um crescimento econômico em bases sustentáveis, o diretor do Sebrae afirma que não pode mais existir a dicotomia entre micro e pequenas de um lado e médias e grandes empresas de outro. “Uma pequena empresa pode ser altamente rentável se investir em inovação e em gestão. Equilibrar a produtividade das micro e pequenas com as médias e grandes empresas não é um desafio apenas do Sistema Sebrae, mas da economia brasileira”, assinalou.

Carlos Alberto defendeu na X Conferência da Anpei popularizar a inovação e desmistificar o tema. “Inovar é fazer diferente para fazer melhor, é mudar de status quo e promover mudanças para a obtenção de vantagens. Entretanto, os empreendedores e os empresários de micro e pequenas empresas precisam ter postura diante desse processo; precisam entender que a inovação é estratégica, que faz a diferença”, exemplificou.

Serviço:
Agência Sebrae de Notícias: (61) 2107-9110. www.agenciasebrae.com.br
Assessoria de Imprensa do Sebrae/PR: (41) 3330-5895
Coordenação: Leandro Donatti - Registro Profissional 2874/11/57-PR
Telefone: (41) 9962-1754 - ldonatti@pr.sebrae.com.br

Nenhum comentário: