quarta-feira, 21 de abril de 2010

Curso a distância sobre Empreendedor Individual tem mais de 31 mil inscritos

A programação, oferecida pela Internet, leva conhecimentos sobre formalização e das vantagens de se aderir à nova categoria jurídica

Regina Mamede


Cerca de 31,5 mil pessoas se inscreveram no curso pela internet voltado para o Empreendedor Individual, categoria na qual se enquadra quem trabalha por conta própria e ganha até R$ 3 mil por mês, como encanadores e alfaiates. O conteúdo, formatado pela Unidade Nacional do Sebrae, ensina o passo a passo para a legalização e dá dicas práticas sobre emissão de notas fiscais, os impostos previstos e os benefícios, que incluem aposentadoria e auxílio-doença. No dia 7 de fevereiro começa a próxima turma.

As inscrições para o curso podem ser feitas pelo endereço www.ead.sebrae.com.br. A previsão é de que até o final de janeiro outras 10 mil pessoas se inscrevam. O registro é gratuito. Os participantes devem cumprir uma carga total de 3 horas. Por meio de um computador, o aluno pode estudar no horário e local de sua conveniência. O curso acontece totalmente pela internet.

Ao iniciar a programação, o aluno se depara com dois personagens, um contador e um trabalhador informal. Eles começam conversando sobre os problemas da ilegalidade. O Zé, que faz o papel do informal, questiona a eficiência da nova legislação. O amigo, então, vai dando as informações de forma direta, que abrangem as dúvidas mais freqüentes. A animação reforça o caráter lúdico do aprendizado.

"O curso foi pensado para responder às questões de maneira simples e acelera o contato da pessoa com o tema. O aluno também pode contar com a ajuda de um tutor, encarregado de responder a qualquer pergunta”, explica a coordenadora de Educação a Distância da Unidade Nacional do Sebrae, Márcia Matos.

A proposta, segundo a coordenadora, é atrair cada vez mais interessados e, para isso, ao longo do ano, o conteúdo será permanentemente atualizado, refletindo o interesse dos empreendedores. “O curso pela internet atinge um número muito maior que os cursos presenciais e mantém o mesmo padrão de qualidade da informação”, reforça a gestora Márcia Matos.

Os empreendedores individuais têm até o dia 29 de janeiro para entregar a declaração de rendimentos referente ao ano de 2009. A Declaração Anual do Simples Nacional para o Empreendedor Individual (DASN-MEI) é feita por meio da internet, no portal da Receita Federal do Brasil (www.receita.fazenda.gov.br), onde se acessa o link para o Simples Nacional.

O dia 29 de janeiro também é a data de limite para que empresários individuais que estão no Simples Nacional possam migrar para o Empreendedor Individual.

A partir do dia 8 de fevereiro, conforme o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), haverá a entrada de todos os estados no processo de inscrição do Empreendedor Individual, que pode ser feito pelo Portal do Empreendedor (www.portaldoempreendedor.gov.br).

Serviço:
Agência Sebrae de Notícias - (61) 2107-9362 e 3348-7138
www.agenciasebrae.com.br

Portal do Empreendedor - http://www.portaldoempreendedor.gov.br

Centra de Relacionamento Sebrae - 0800 570 0800

Nenhum comentário: