domingo, 11 de setembro de 2011

Projeto resgata e agrega valor à confecção de bonecas de pano

Através da intervenção do setorial de Artesanato, as peças foram alvo de processo de inovação em Pau dos Ferros para reverter a queda nas vendas. Agora, as tradicionais bonecas viraram utensílios de decoração.

Sandra Monteiro

A cara do Nordeste, as bonecas de pano não perdem a tradição nem as características de produção. Totalmente artesanais e feitas com sobras de tecido, as bonecas de pano são uma das mais representativas peças do artesanato do município de Pau dos Ferros, distante 400 quilômetros da capital potiguar. Agora, o brinquedo está de cara nova.

As peças foram alvo de processo de inovação para reverter a queda nas vendas. Com a intervenção do setorial de Artesanato do Sebrae-RN, as bonecas deixaram de ser um simples brinquedo para se tornarem cobiçados objetos de decoração de ambientes infantis.

A mudança foi apresentada durante a Feira Intermunicipal de Educação, Cultura, Turismo e Negócios do Alto Oeste Potiguar (FINECAP), realizada no último final de semana, em Pau dos Ferros. As peças ganharam um ar mais moderno e melhor acabamento, ao agregar outras duas matérias-prima: a madeira e o vidro. As bonecas de pano agora estão presentes em diversos objetos decorativos. Essa agregação de valor rendeu às artesãs uma valorização de mais de 80% no produto.

“Nosso produto ficou muito mais bonito. Chama mais a atenção das pessoas. Conseguimos manter a tradição de produzir nossas bonecas de pano, mas agregando mais valor e inovando na produção, com o uso de outros materiais que valorizaram as peças”, comemora a artesã Izabel Cristina Rêgo.

Com uma produção média estimada em 300 peças mensais, as artesãs de Pau dos Ferros pretendem elevar a quantidade produzida e expandir a comercialização das bonecas de pano para diversas cidades do Brasil. Atualmente o produto é enviado principalmente para lojas de Natal e cidades do Estado de São Paulo.

De acordo com a analista do escritório do Sebrae em Pau dos Ferros, Lúcia Pereira, o novo conceito desenvolvido pelo setorial de Artesanato do Sebrae-RN tem como um dos principais objetivos manter viva a tradição das bonecas de pano, que passavam por um processo de desvalorização.

“Observamos que as bonecas estavam sem atrativo e precisávamos tomar uma medida para revitalizar a produção e manter a tradição das bonecas de pano. O projeto foi desenvolvido em dez dias e o resultado foi muito bom. Agregamos valor sem perder as características do produto, e como resultado já estamos notando aumento nas vendas e na produção”, relata. Ao todo, 11 equipes de artesãos, apicultores e cajucultores atendidos pelos projetos desenvolvidos pelo Sebrae/RN em diversas regiões do Estado expuseram seus produtos no estande da instituição durante o evento.
 
Por: Agência SEBRAE/RN de Notícias (www.rn.agenciasebrae.com.br)

Nenhum comentário: