segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Mundo da moda adota o Instagram

O Instagram roubou a cena na Fashion Week de Nova York, semana passada.

O aplicativo gratuito para o iPhone permite que amadores apliquem em fotos de celular técnicas antigas de processamento de película e logo compartilhem os resultados com o mundo através da web. Os entusiastas da moda - um grupo que já é obcecado com imagem - estão apaixonados pela capacidade do aplicativo de fazer com que imagens de baixa qualidade pareçam belas obras de arte. Nas tendas da semana de moda, editores, blogueiros e relações públicas usavam os filtros digitais do Instagram para carregar milhares de imagens oníricas, para a ojeriza de alguns fotógrafos profissionais.

As imagens vão de instantâneos da passarela a flagras dos bastidores e vários outros objetos bastante mundanos. A conta de Oscar de la Renta no Instagram exibia uma foto de uma almofada de alfinetes. Leandra Medine, que faz o blog de moda "The Man Repeller", exibe instantâneos quase diários da roupa que escolhe para o dia.

"Faço um Instagram de tudo, de recém-nascidos a pizzas e novos sapatos Alexander Wang", diz Medine. "Minha vida fica muito mais interessante no X-Pro."

O X-Pro II é um dos 15 filtros que os usuários do Instagram podem aplicar numa foto. Ele torna as cores muito mais vívidas e acrescenta uma borda preta, enquanto outros filtros, como o Earlybird, dão um aspecto lavado à imagem e arredondam as bordas. O nome dos filtros é relativamente arbitrário. "Lomo-fi" é uma referência à câmera russa Lomo, que criou efeitos como o "olho de peixe". O "Hefe" surgiu quando um dos co-fundadores bebia uma cerveja tipo "hefeweizen".

Depois que o usuário do programa ajusta a foto, pode compartilhá-la em vários sites de relacionamento social, como Twitter e Facebook. A imagem também vai para o blog da pessoa no Instagram, que oferece um fluxo constante de imagens e permite que os usuários "sigam" outros e "curtam" ou comentem suas imagens, o que dá ao Instagram a fama de ser um Twitter de fotos.

O Instagram, que tem o brasileiro Mike Krieger entre os criadores, é o mais recente capítulo do mundo cada vez mais entrelaçado da moda e da tecnologia. A Semana de Moda de Nova York, que antes era um evento só para pessoas do setor, se tornou uma epopeia multimídia com multidões de participantes usando o Twitter para descrever os desfiles em tempo real ou tirando fotos de smartphone e compartilhando instantaneamente.

O aplicativo tem tantos fãs quanto inimigos. Ben Ritter, um fotógrafo de moda do Brooklyn, detesta como os recursos de melhoramento de imagem se tornaram a parte mais importante - mais do que o cenário, pessoa ou objeto capturado na própria foto.

"Esses truques vão substituir a necessidade de conteúdo interessante", disse Ritter.

Lançado em outubro, o Instagram já conseguiu 9 milhões de usuários. O co-fundador e diretor-presidente da firma que o desenvolveu, Kevin Systrom, diz que a empresa não faz nenhum esforço para conquistar "fashionistas" ou qualquer outro grupo - em parte porque a firma ainda tem menos de dez empregados.

Por: Elizabeth Holmes - The Wall Street Journal

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