sábado, 23 de outubro de 2010

Saiba como estudar em Pittsburgh sem sair do Brasil

Instituição de ensino americana oferece dois programas de MBA em São Paulo.















Sede da Universidade de Pittsburgh, nos EUA: Escola abre MBA inédito para o mercado de seguros no Brasil

São Paulo - Em 2011, executivos das seguradoras brasileiras poderão fazer o programa de MBA de seguros da Universidade de Pittsburgh sem sair de São Paulo. O processo de admissão já está com as inscrições abertas.

Desde 1999, a instituição americana oferece cursos de MBA no Brasil. O primeiro, voltado para executivos com experiência em gestão de pelo menos dez anos, começa sua 12ª turma em 2011.

O curso voltado para o mercado de seguros tem duração de 18 meses. Nesse período, os alunos terão aulas voltadas para o desenvolvimento de liderança, estratégias de negócios e análise. Os dois últimos módulos do curso serão ministrados na sede da universidade, em Pittsburgh.

Karla Alcides, diretora da Universidade de Pittsburgh no Brasil, justifica a decisão com o contexto econômico do país. “Com o fortalecimento da classe média no Brasil, a tendência é um crescimento acelerado para o mercado de seguros e isso aumenta a demanda por executivos qualificados”, diz.

Até agosto deste ano, o setor já apresentava um faturamento 16% maior com relação ao mesmo período do ano passado.

A abertura do mercado de resseguros em 2007, até então sob monopólio do governo, também contribuiu para o crescimento de oportunidades para executivos no setor.

“A partir do momento em que há mais resseguradores locais, o setor passa a exigir profissionais mais preparados para fazer as melhores negociações”, afirma Alessandro Jarzynski, CEO da QBE Brasil Seguros, que concluiu em 2005 o Executive MBA oferecido pela universidade.

Para executivos
O Executive MBA, por sua vez, tem duração de 16 meses e é realizado simultaneamente em três cidades diferentes: Pittsburgh, onde fica o principal campus da universidade, Praga, na República Checa e em São Paulo, no Brasil.

Os alunos dos três continentes recebem o mesmo diploma com certificação internacional, além de terem aulas no mesmo formato, professores e conteúdo. A cada ano, os alunos do MBA participam de um fórum nas três cidades que sediam o curso.

participação de palestrantes locais é o único fator que confere um caráter mais regional ao curso. “A cada módulo, convidamos um executivo para apresentar um case que tenha relação com o tema abordado no curso”, diz a diretora da operação brasileira.

Ambos os cursos são realizados a cada quinze dias de sexta a domingo. Ao todo, são 20 horas-aula por fim de semana. A grade curricular do curso Executive MBA pode ser vista no site da Universidade de Pittsburgh.

O processo de admissão é feito com base na análise curricular, cartas de recomendação e entrevistas. É preciso ter fluência em inglês atestada por exames de proficiência em língua estrangeira e, no mínimo, 10 anos de experiência em gestão. O custo total do Executive MBA é de 48 500 dólares. Já do MBA de seguros é de 42 mil dólares.

Outras informações no site da Universidade de Pittsburgh.

Por: Portal Exame

Nenhum comentário: