quinta-feira, 8 de julho de 2010

Geração Ípsilon

Uma nova geração. Totalmente digi-tal, totalmente re-volucionária, que está mudando e muuuito a forma de se fazer negócio. Tanto do ponto de vista da relação
Marca e Consumidor, como do ponto de vista Marca e sua Equipe.

Sem dúvida alguma, o sucesso daqui pra frente vai ser definido pela capacidade de se relacionar, se envolver e engajar essa moçada que nasceu de 1980 até 1994. E que, até 2017, terá poder aquisitivo maior do que o dos seus próprios pais.

Redes e mídias sociais são um caminho sem volta. E a Marca que não cair na rede, sem dúvida, vai ter sérios problemas. É cair na rede pra conseguir construir Relacionamento, Reputação e ainda gerar Resultados Nobres.

Seja pra contratar ou pra conquistar a preferência como Cliente, é fundamental entender essa nova geração pra saber: o que os faz ser atraído para uma
Marca? O que os faz ficar mais tempo trabalhando para uma Marca? entre outras muuuitas perguntas importantes pro sucesso de hoje e amanhã.

Vamos ver algumas características marcantes e que já direcionam as ações das empresas que querem sobreviver, con-viver e se dar bem daqui pra frente.
Sejam bem-vindos ao mundo da GERAÇÃO ÍPSILON:

I nteratividade
P ersonalização
S ocialização
I mpaciência
L iberdade
O rientadas pro visual
N ovidade

Interatividade: CHEGA de comunicação de mão única. CHEGA de relacionamentos estáticos. O mundo agora é da interatividade. E quanto mais uma marca permite e estimula a interação, mais vai ter retorno. A galera quer interagir, contribuir, opinar, sugerir, criticar, ser ouvido e ter resposta pra sua opinião. Pra isso, os canais prediletos são as redes sociais como twitter,
facebook, etc.

Personalização: A regra é ser do jeito que cada um gosta. Nada padronizado interessa. Produtos e serviços tem que ter a sua cara. A possibilidade de customizar a forma de comprar, o produto ou o serviço que vai comprar e como vai ser a interação com a empresa os estimulam a interagir cada vez mais!

Socialização: A geração Ípsilon adora compartilhar informações e, por isso mesmo, adora transparência. Antes de comprar ou procurar uma empresa para trabalhar, buscam informações e disponibilizam em suas redes as suas experiências. O negócio é compartilhar. Nas redes, tudo pertence a todos. Pra isso, é importante a empresa atuar como um multicanal e ser transparente pra conquistar a confiança deles. Inclusive, Confiança é uma palavra-chave pra essa galera.

Impaciência: Uma característica marcante dessa nova geração. Demora nas respostas, sites lentos e explicações prolixas, por exemplo, os fazem perder a paciência e deixar de preferir a Marca.

Liberdade: Essa é a geração da autonomia. Querem liberdade para se expressar, emitir suas opniões, ter a chance de acertar e/ou errar, crescer por seus próprios méritos e ser reconhecido por isso.

Orientadas pro visual: Não basta ser bom, tem que parecer bom pra conquistar realmente essa moçada. Investir numa comunicação visualmente impactante é super importante pra atrair sua atenção.

Novidade: Vale o novo. Pra isso, a Marca precisa estar sempre em movimento, gerando melhorias em seus serviços e produtos e/ou lançando novos produtos e serviços. Sempre inovando, re-novando e inventando.

E aí? Quer saber como transformar o seu negócio em uma Marca Ípsilon? Procura a gente que a gente ajuda!

Valeu e até a próxima!
Fred Alecrim
Twitter: www.twitter.com/fredalecrim
Blog: www.uaugomais.com.br

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