terça-feira, 20 de julho de 2010

Com Lojas Maia, Magazine Luiza se aproxima de Máquina de Vendas



Com a compra da loja varejista do Nordeste, o Magazine Luiza fica tecnicamente empatado com a Máquina de Vendas no setor de varejo de bens duráveis

Por Viviane Maia

Após a aquisição da Lojas Maia, o Magazine Luiza espera faturar R$ 6 bilhões neste ano. Caso o desempenho seja confirmado, a rede varejista do interior de São Paulo fica tecnicamente empatada com a Máquina de Vendas no setor de varejo de bens duráveis. Fruto da união de Ricardo Eletro, Insinuante e City Lar, a empresa deve fechar o ano com R$ 6,1 bilhões em 2010.

Luiza Helena Trajano, superintendente do Magazine Luiza, não comenta a questão do possível empate entre as empresas e afirma que não se sentiu pressionada a apresentar uma resposta rápida após perder a posição de segunda maior varejista do país no fim de março para a Máquina de Vendas. “Tivemos oportunidades, mas achei que não era o nosso foco naquele momento”, afirmou. “O que queríamos era entrar no Nordeste.”

Luiza Helena afirmou que as conversas com a família Maia começaram há cerca de dois anos, mas não concretizaram pelo fato da empresa estar preocupada na ocasião com a entrada na Grande São Paulo, marcada pela abertura simultânea de 44 lojas em setembro de 2008.

Segundo a superintendente da rede de Franca, retomou a conversa com Arnaldo e Marcelo Maia, presidente e vice-presidente da Lojas Maia, respectivamente, em abril deste ano. Arnaldo é filho do fundador da rede paraibana, Francisco Severiano Vasconcelos, e Marcelo é neto. “Fiz a proposta e fiquei esperando”, comenta. “O fato de termos pontos em comum, como ser uma empresa familiar, fez com que nos tornássemos mais receptivos à ideia”, afirma Marcelo Maia, que deve assumir a diretoria do grupo para a região Nordeste. Arnaldo Maia, presidente da varejista do Nordeste, sairá da rede para se dedicar a outros negócios.

Juntas, as varejistas terão 611 lojas em 16 estados brasileiros e empregarão 16,6 mil trabalhadores. A companhia tem planos de ampliar presença para todo o Brasil em um prazo de cinco anos. Na mira do Magazine Luiza, estão as regiões Centro-Oeste, além dos estados do Espírito Santo e Rio de Janeiro.

São Paulo

O Magazine Luiza também divulgou nesta segunda-feira (19/07) metas específicas para sua operação na cidade de São Paulo. Uma megaloja será inaugurada em um prédio de 9 mil metros quadrados, localizado na marginal Tietê, próximo ao shopping Center Norte. Do total, cerca de 6 mil metros quadrados abrigará um escritório de negócios da empresa com 450 funcionários. A inauguração está prevista para o mês de outubro.

O local terá ainda um centro de lazer com cabeleireiro e acesso à internet. Atualmente, a varejista tem 53 lojas na capital paulista e tem previsão de chegar a 70 unidades até o final de 2010, com faturamento de R$ 800 milhões.

Fonte: Época Negócios

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