Divulgar a sua empresa, assim como os produtos e serviços oferecidos, é sempre fundamental para a competitividade do negócio. O problema é que em períodos de aperto econômico, como o atual, as ações sofrem cortes na maioria das empresas. É um equívoco, garantem os especialistas.
É justamente quando a concorrência tende a se esconder que você deve aparecer. Para não gastar muito dinheiro, a saída é recorrer às estratégias de marketing de baixo custo.
Mas de nada adianta você chamar a atenção do consumidor se antes não “arrumar a casa”, de acordo com Alessandro Basile, dono da agência AGMKT, especializada desenvolver estratégias para pequenas e médias empresas. Ele cita alguns pontos básicos que você deve considerar antes de pensar numa tática de divulgação: . Melhore a produção. Se a idéia é aumentar as vendas, a empresa precisará se preparar para atender a uma demanda maior. Reavalie o mix de produto.
Uma pesquisa informal com os consumidores pode ajudar a identificar os itens que podem ser tirados de linha ou acrescentados. Defina o preço. É aconselhável rever os custos para saber se os preços finais dos produtos ou dos serviços são competitivos em relação à concorrência e deixam uma margem de lucro satisfatória para o seu negócio. Não basta simplesmente baixar o preço.
Avalie as estratégias de vendas. Observe a postura dos vendedores e atendentes diante dos clientes e, se necessário, crie uma linguagem padrão. Basicamente, eles devem demonstrar cordialidade e conhecimento em relação ao que estão oferecendo. Verifique se o trânsito entre as diferentes áreas de sua empresa flui sem problemas. Boas vendas dependem de logística e reposição dos estoques eficientes, só para citar dois setores vitais Todos esses tópicos, de acordo com Basile, compõem a base de qualquer estratégia de marketing. “Aliás, se a empresa cuidar bem de todos esses pontos, já terá uma bela tática de marketing, que certamente contribuirá para alavancar suas vendas.”
Fonte: PEGN On line
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