domingo, 15 de fevereiro de 2009

Design dos produtos influencia na hora da compra

O design e os negócios! Para conquistar e fidelizar consumidores o design dos produtos é fundamental. Agora as pequenas empresas também descobriram a importância de investir no visual da marca e das embalagens. Conheça um escritório que oferece atendimento especial aos pequenos empresários. Veja só!

O empresário Mário Pallares descobriu um filão. Ele desenvolve o design de embalagens, produtos e marcas para empresas. Há 5 anos, Mário montou um escritório e percebeu que fazer design para pequenas empresas é um bom negócio.

Os pequenos empresários a gente vai muito além do desenho. A gente trabalha como orientador na escolha dos fornecedores, no desenvolvimento de processos, no controle de qualidade, ou seja, do início do projeto até a implementação do mesmo.

Um projeto de design custa a partir de R$ 10 mil. O empresário investiu 400 mil reais para abrir o escritório. Em um ano, ele recuperou o dinheiro e hoje, a empresa cresce 30% ao ano.

No projeto de design é definido o conceito da marca e o público que vai comprar o produto. A embalagem também é fundamental para o sucesso do negócio. Ela precisa ser uma espécie de coringa: moderna, atraente e ao mesmo tempo explicativa. Em muitas delas, o cliente pode conhecer outros produtos da empresa e assim divulgar ainda mais a marca.

Para criar o design das embalagens, a empresa analisa os produtos concorrentes. A intenção é desenvolver uma embalagem que se destaque nas prateleiras do supermercado seja pela cor, pelo formato, pelos desenhos. O importante é atrair o consumidor.

“Você uma embalagem que te chame atenção e você vai ver o que é,” disse a cliente Westeffany Torres.

Um dos clientes do empresário Mario Pallares é uma fábrica de doces sem adição de açúcar. A dona do negócio, Marta Gaia, diz que os produtos sempre foram considerados saborosos, mas vendiam pouco por causa da embalagem.

“Entra depois o nosso principal cliente tinha parado de comprar literalmente. Eles inclusive falaram que com a embalagem antiga eles não queriam na gôndola dele,” diz Marta.

A solução para salvar a fábrica da falência foi mudar o visual das embalagens. Hoje, elas são mais modernas. A marca da empresa ganhou destaque e cada sabor tem uma cor diferente.

Antes, a fábrica produzia 1 tonelada de doces por mês. Agora, são 3 toneladas. E o número de clientes aumentou 40%.

“Os meus clientes estão muito mais satisfeitos. Muitas vezes eu não preciso nem vender. Eles compram. O supermercado liga pedindo. Então, está muito mais fácil trabalhar”, revela Marta.

O projeto de design custou para a fábrica de doces R$ 47 mil. Em um ano, Marta Gaia recuperou o dinheiro e investiu mais 20 mil reais nesta máquina de embalagens.

Desenvolver uma nova imagem para a empresa não é caro porque isso assegura a existência da empresa. Então, é um investimento que vale a pena. Com certeza.

O empresário Lars Reibel tem duas fábricas de produtos para pet shops: uma na Paraíba e outra em Porto Alegre. Para valorizar a marca, há cinco anos, ele contratou o escritório de design para dar novo visual aos produtos.

“Nós acreditamos que o design é a principal ferramenta de comunicação para uma empresa de pequeno ou médio porte e que não dispõe de recursos para investir em outras áreas,” disse o empresário.

Há 2 anos, a empresa investiu numa linha de cosméticos para cães e gatos. O design das embalagens agradou os clientes. “Você pega no produto. Às vezes ele é fácil de manusear. Isso também é importante porque você está ali lavando o bichinho, então, tem que ser uma coisa fácil de você estar segurando, que não caia da sua mão e a beleza também é muito importante,” diz a cliente Ana Paula Pereira.

“A embalagem precisa ter explicações claras sobre nutrientes, proteínas. O que ela pode oferecer ao animal. A embalagem eu acho que é importantíssima nessa hora. Para te chamar atenção sobre tudo de bom que ela deve oferecer para o seu animalzinho”, diz a cliente Adriana Lopes.

A empresa cresceu. Novos produtos foram lançados e as vendas aumentaram.

“Quando nós desenhamos a embalagem, nós éramos uma pequena empresa e tínhamos na época 3 produtos. Hoje, temos em torno de 100 produtos e somos considerados uma empresa de médio porte,” conta o empresário Lars reibel.

Hoje, são vendidos por mês 1 milhão e meio de produtos, para mais de cem empresas no Brasil.
“Corta antes a embalagem constrói o relacionamento entre o usuário e a marca pela sua funcionalidade, pelas suas informações, pelo tom da comunicação que ela traz consigo,” conta o empresário Mario pallares.

Fonte: PEGN on line

Nenhum comentário: