sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Consultoria Empresarial, importante nos dias de hoje? Em pleno século XXI!

Com a crise econômica - mundial, brasileira e local, um ditado mais do que nunca se faz verdadeiro: “a única certeza que temos é a da mudança”. Ao conversar com amigos empreendedores, pude perceber que a visão dos mesmos está direcionada ao mercado e suas tendências quando se trata de negócios, conseqüentemente cresce o reconhecimento do potencial que a consultoria empresarial pode causar em relação a melhorias nas empresas.

Ao ler uma reportagem da Revista FGV, o consultor Ulysses Reis externa a partir de sua pesquisa que, nos últimos três anos a demanda por consultores cresceu 800% não sendo um caso isolado para o Brasil e sim no mundo todo.

Na sociedade dinâmica, instável e evolutiva em que vivemos aquele que, dentro de um mercado acirrado que apresenta concorrentes diretos e indiretos sempre buscando a otimização de suas estratégias empresariais com o objetivo de se diferenciar entre os demais, ficar esperando para ver o que acontece, correrá sérios riscos e, é neste contexto que a consultoria empresarial vem mostrando sua importância.

A consultoria empresarial, de acordo com o autor Djalma Rebouças é: um processo interativo, onde um agente externo (o consultor) assume a responsabilidade de auxiliar a organização nas tomadas de decisões, nas estratégias administrativas, na busca da otimização da logística bem como no aperfeiçoamento de suas atividades como um todo.

Com os desafios empresariais e um ambiente passando por turbulências a procura pela atividade de consultoria vem crescendo não pela preocupação da crise que estamos passando, mas sim, pelo motivo de permanecer no mercado apresentando serviços e produtos de qualidade dentro da percepção do segmento em que a empresa trabalha.

E quando, no título, falo em século XXI, quero expressar sobre a atual importância do mercado consumidor, com dados pesquisados e estudados, onde provam o aumento da exigência por parte dos clientes referindo-se a qualidade em termos gerais, no atendimento como também no produto.

Desta forma, as situações como: diminuição das margens de lucro, segmentação de negócios, inovação nas estratégias empresariais, gestão de riscos, melhoria de performance, aumento de concorrentes agressivos, implementação da logística, novas gestões de varejo entre outros fatores fazem com que as empresas busquem novas informações, tendências a curto e médio prazo, planejamento adequado, novas ferramentas de manutenção, reciclagem de conhecimento entre outros inúmeros aspectos... Tendo nestas situações o crescente interesse e aumento na busca pela atividade – consultoria empresarial.

E porque contratar uma Consultoria Empresarial no contexto atual?

A atividade tem o intuito de gerar novos conhecimentos, no qual o consultor por ser
um agente externo e não estar em contato direto com a empresa (vivência) tem uma maior facilidade em relação a diagnosticar o problema de forma mais precisa; segundo motivo está direcionado a neutralidade do relacionamento do consultor para com a empresa, tornando o seu acesso positivo e desta forma levantar os pontos fortes e fracos, registrando o comportamento e a cultura organizacional da empresa; o terceiro aspecto é a análise realizada focada nas habilidades e qualificações de seus colaboradores e funcionários – conhecimentos comuns e específicos entre eles; e, por fim, o último ponto positivo de se contratar a atividade de consultoria empresarial que é, a apresentação da solução de melhoria em busca da otimização dos processos, das mudanças de comportamento, da visão estratégica da empresa e até da mudança organizacional.

Quero deixar claro que, quando empresas-cliente contrata um consultor empresarial procuram neste, alternativas para a solução do(s) seu(s) problema(s). O importante não é só vender conhecimento e sim buscar soluções tendo como intuito o crescimento da empresa e sua vantagem competitiva no mercado em que atua.


Fred Liberato
Consultor de empresas
fredliberato@hotmail.com

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