terça-feira, 5 de julho de 2011

Sebrae formaliza 1.043 empreendedores no Rio Grande do Norte

Com a III Semana do Empreendedor Individual, o Sebrae-RN formaliza 1.040 empreendedores e atinge a marca de 18.513 cadastrados em todo o Estado. A meta era formalizar 600 trabalhadores nos seis dias de ação intensiva.

Da Redação

Para ter seu negócio legalizado e garantir benefícios previdenciários, 1.043 empreendedores se cadastraram num dos postos de atendimento do Sebrae-RN, na capital e no interior, durante a III Semana de Formalização do Programa Empreendedor Individual, realizada entre os dias 27 de Junho e 2 deste mês. A meta da semana, que era de 600 formalizações, foi superada. Os escritórios e postos de atendimento do Sebrae foram responsáveis pela formalização de 1.040 empreendedores, contribuindo para alcançar a marca de 18.513 Empreendedores Individuais em todo o Rio Grande do Norte.

Durante a semana de formalização foram realizados cerca de 3 mil atendimentos e 40 palestras e mini-cursos oferecidos pelos parceiros do Sebrae, como o Banco do Brasil, Bando do Nordeste, Caixa Econômica, OAB-RN, INSS, SESCON, Agência de Fomento (AGN), Ceape, Redecard e Itaú. No período foram realizadas 1.515 formalizações, sendo 1.040 realizadas pelo Sebrae e 475 realizadas através da Internet, no Portal do Empreendedor.

De acordo com o gerente da Unidade de Orientação Empresarial do Sebrae-RN, Edwin Aldrin, o Sebrae é responsável por cerca de 70% das formalizações que são realizadas no Rio Grande do Norte. Segundo o gerente, apesar da praticidade de se formalizar online, o ideal ainda é procurar o Sebrae mais próximo na hora de se formalizar. “Porque aqui nós damos todas as informações e orientações de como proceder com a declaração e o contador, por exemplo, além de oferecermos consultoria para ajudar a consolidar esses empreendimentos”, explica.

Um levantamento feito pelo Sebrae-RN revela que os setores que mais se formalizaram nos últimos meses foram comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios (10%), cabeleireiro (7,6%), lanchonetes, casas de chá, sucos e similares (3%), minimercados e mercearias (2,8%) e bares e outros estabelecimentos (2,7%). O objetivo do Sebrae é dar continuidade ao atendimento aos empresários já formalizados com o Projeto Negócio a Negócio e com o programa de Soluções Básicas para Gestão e Fortalecimento dos Negócios (SEI), além dos produtos e serviços.

Para este ano a meta mobilizadora estabelecida pelo Sebrae Nacional foi de 6.500 empreendedores individuais até dezembro. Contudo, o Sebrae-RN já ultrapassou esta marca e está com 7.335 empreendedores formalizados. Ao todo foram mobilizados 80 colaboradores, entre funcionários, estagiários e parceiros do programa, o que facilitou a superação da meta em todo o Estado do Rio Grande do Norte.

Por: Angência SEBRAE de Notícias RN (www.rn.agenciasebrae.com.br)

Nenhum comentário: