terça-feira, 31 de maio de 2011

Empreendedor pesquisa e se adapta às necessidades do cliente

Luzinete da Silva agora quer abrir um escritório próprio e lançar um site para divulgar seus serviços de venda de livros didáticos.

Fausto Muniz

Para o empreendedor de hoje saber encontrar oportunidades de negócios é uma habilidade bastante exigida para o sucesso no mercado. Lidar com pessoas; controlar gastos; encontrar soluções; pensar no futuro. Tudo isso faz parte do trabalho do empresário que quer ser bem-sucedido em sua empreitada e busca desfrutar os ganhos de seus esforços. Essa lição, Luzinete da Silva conhece bastante. Moradora do bairro da Várzea, no Recife, ela trabalha com venda de livros didáticos, paradidáticos, além de outros de cunho pedagógico.

Seu ofício é ir às mais diversas escolas com as quais mantém contato, levando o material para professores, diretores e outros profissionais da área. Os livros abordam diferentes assuntos, inclusive gestão do ambiente escolar. Como Luzinete já conseguiu ganhar ampla experiência através do contato frequente com educadores, saber quais as publicações mais indicadas para a necessidade de cada um se tornou mais fácil e um diferencial na hora que ela se dirige às instituições.

“Antes mesmo de sair de casa, faço um planejamento prévio das necessidades que cada colégio possui e assim seleciono quais livros eu levarei. É uma maneira de direcionar o meu trabalho e mostrar meus diferenciais, seja no produto, seja no serviço”, explica. A clientela, segundo ela, já virou amiga e as suas visitas são aguardadas sempre com simpatia e interesse. “É essencial ter um bom relacionamento com os fregueses, criar um clima amigável, cordial e espontâneo, assim os negócios tendem a fluir com mais naturalidade. E o resultado não fica restrito apenas ao momento da venda, mas à fidelização, que se conquista com um bom serviço oferecido”, enfatiza.

Com o cadastro como Empreendedora Individual (EI), obtido em novembro do ano passado, a vendedora pode oferecer o pagamento com cartão de crédito e já planeja dar uma guinada na carreira com o primeiro empréstimo no banco. “Quero abrir meu próprio escritório para atender a freguesia com mais conforto, evitando que eu me desloque por tantos locais. Além disso, tenho também a meta de lançar um site onde todos possam conferir meus produtos e comprá-los diretamente”, adianta.

Serviço:
SEBRAE/PE (http://www.pe.sebrae.com.br/)

Nenhum comentário: