quinta-feira, 7 de julho de 2011

Aprenda como montar um e-Commerce dentro do Facebook




Camila Porto (TechTudo)

De uma rede desconhecida há alguns anos, o Facebook explodiu em número de usuários e visibilidade. Sua grande gama de recursos, tanto para pessoas quanto para empresas, permitiu que a rede conquistasse usuários para se relacionar e para fazer negócios. E isso fez surgir o termo F-commerce (e-commerce dentro do Facebook), considerado uma das novas tendências e possibilidades de marketing e vendas dentro do Facebook.

Com o suporte para aplicativos, qualquer pessoa pode anunciar e comercializar produtos dentro da maior rede social do mundo; e o LikeStore é um dos primeiros aplicativos nacionais que permitem este processo. Por isso, hoje, você vai aprender como usar essa solução para começar a divulgar o seu negócio pelo Facebook.

Instalando o LikeStore em sua FanPage
Passo 1. Para começar a usar o aplicativo, você precisa ter uma fanpage no Facebook.

Passo 2. Acesse o site do LikeStore e clique em “Crie sua loja” (botão lilás no canto inferior direito).

Passo 3. Libere o acesso do app às suas informações.

Personalizando sua loja
Passo 4. Assim que o aplicativo for liberado, está na hora de começar a inserir as informações na sua loja. Divididas em quatro áreas (Início, Produtos, Pedidos e Configurações), as informações que são exigidas podem ser completadas em sequência.

Passo 5. Na guia “Início” você precisará inserir os dados da sua loja, configurar o meio de pagamento, instalar o app na página que você deseja exibir a loja, se houver necessidade, definir os métodos de entrega e, por fim, realizar o cadastro dos produtos.

Passo 6. Na aba “Início”, é preciso prestar atenção aos itens 2 e 3. O item “Configure seu meio de pagamento” demanda que, para que as transações sejam realizadas na loja, você tenha uma conta no gerenciador de pagamentos Moip, pois este é o sistema utilizado na LikeStore.

Já no item 3, basta clicar em “Associar à página” e, em seguida, clicar em “Associar página” novamente. Por fim, defina em qual página o app será instalado.

Passo 7. Ao instalar o LikeStore, retorne até página onde ele foi instalado, vá até a aba “LikeStore” e clique em “Confirmar Associação/Ir para o Admin”.

Passo 8. Siga com o preenchimento das informações solicitadas em todas as abas para deixar sua loja completa. Vale lembrar que o preenchimento de todos os dados é fundamental.

Passo 9. Para ter acesso ao painel de controle da página, utilize o link: http://apps.facebook.com/likestore-admin/

Passo 10. Ao concluir a instalação, acesse a página onde o app foi instalado e clique em “Editar página” (no canto superior direito). Em seguida, clique em “Aplicativos”, vá até “Editar configurações” do app da LikeStore. Por fim, mude o nome da guia para um que chame a atenção dos seus clientes. Assim, quando eles acessarem sua página, verão que você possui uma loja dentro do Facebook.

Observações
Para utilizar o LikeStore é necessário possuir uma FanPage e uma conta no integrador de pagamentos Moip. Ao longo do processo de criação da loja será necessário confirmar sua conta no integrador de pagamento, o que exige que a pessoa envie alguns documentos.

Além disso, o uso do LikeStore é gratuito, porém, sempre que você realizar uma venda será necessário pagar uma taxa de 2% para o LikeStore, além dos 5,9%+R$0,39 destinados ao Moip. Por isso, leia atentamente todas as informações e cláusulas dos termos de uso do sistema.
Para finalizar, estude se você ou sua empresa possuem recursos financeiros, logística e pessoal para vender pelo Facebook. Assim como um site de e-commerce, qualquer transação online demanda atenção e dedicação.


Dê a sua opinião!!!

Nenhum comentário: