terça-feira, 22 de março de 2011

70% dos consumidores estão insatisfeitos com atendimento

Maior descontentamento é com o despreparo dos vendedores e falta de conhecimento sobre os produtos, aponta pesquisa.

São Paulo - Um estudo realizado pela empresa Vidi Shopper House indicou que, em média, 60% dos consumidores estão insatisfeitos com a experiência de compra.

Dentre as razões de descontentamento, em torno de 70% apresentou insatisfação com a forma com o que o vendedor entende sua necessidade e apresenta os produtos. Somente 30% ponderou que o que não agradou foi o ambiente do estabelecimento.

O estudo seguiu a metodologia de cliente secreto, cujo modelo de análise se baseia na interpretação do comportamento do consumidor real, e avaliou diversos setores de serviço e do varejo, entre novembro de 2010 e janeiro de 2011.

A pesquisa foi feita em todo território nacional e acompanhada em tempo real. Ao todo foram ouvidos cerca de 500 consumidores no ato da compra, nas cinco regiões do país, em 65 cidades.

Para Marco Flavio Cardoso, sócio-diretor executivo da Vidi Shopper House, "o principal desafio das empresas hoje é preparar seus funcionários para entender as necessidades do consumidor e saber engajá-los corretamente com as experiências do produto ou do serviço”.

Por: Cris Simon - Exame.com

Nenhum comentário: